Configurar o Authy para autenticação em duas etapas

Já falamos sobre a autenticação em duas etapas aqui no site e sempre fizemos tutoriais usando o Google Authenticator. Mas eis que surge um aplicativo muito mais interessante e útil chamado Authy. O legal do Authy é que você pode gerar códigos direto no computador usando uma extensão do Chrome, pois ele sincroniza os dados na nuvem entre vários dispositivos. Confira passo a passo como configurar o Authy no Chrome, Android e iOS, para autenticação em duas etapas. Dá um pouco de trabalho, mas depois vale a pena, pois todos seus códigos serão gerados em um único lugar e estão sempre acessíveis.


Para aqueles que ficarem preocupados com a sincronização na nuvem, eles avisam que os dados são criptografados com AS-256 no próprio smartphone, e só depois enviados para os servidores do Authy. Mas a sincronização na nuvem é opcional, quem não quiser não precisa ativar.

Configurar o Authy para autenticação em duas etapas

Instalando o aplicativo no computador e smartphone

Comece baixando o Authy nos seus dispositivos e no computador:

Configurando Authy no smartphone

Em seguida abra o Authy no smartphone para começar a configurar. É preciso ter sinal no celular para conseguir ativar. Escolha o país (55), digite o número do telefone com o DDD sem o zero e clique “Ok”. Digite seu email e clique em “Ok” novamente.

  Configurar o Authy para autenticação em duas etapas

Selecione “SMS” para receber o pin de confirmação e aguarde a mensagem chegar. Copie o pin e cole na tela do Authy.

  Configurar o Authy para autenticação em duas etapas 2

Pronto, o aplicativo foi ativado no smartphone. Agora pra adicionar uma conta com autenticação em duas etapas basta deslizar a tela branca para direita e clicar em “Adicionar conta”.

Configurar o Authy para autenticação em duas etapas 3

Configurar o Authy para autenticação em duas etapas

Abrirá uma mensagem perguntando se quer criar um backup, uma cópia de segurança, de todas as contas. Se quiser criar o backup digite a senha duas vezes (1). Lembre de criar uma senha difícil e forte com, pelo menos, 23 caracteres misturando letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos. Quando terminar clique em “Habilitar backup” (2). Quem não quiser basta clicar em “Pular” no canto superior direito.

Configurar o Authy para autenticação em duas etapas 4

Depois é só adicionar as contas que quiser no aplicativo clicando em “Adicionar conta”. Confira nossos posts explicando sobre como ativar verificação em duas etapas em diversos sites diferentes.

Configurando o Authy no Chrome e criando senha Master

Agora configure o aplicativo Authy no Chrome. Depois que tiver instalado na Chrome Web Store vai aparecer o ícone vermelho do app na barra de ferramentas do navegador, clique nele.

icone do Authy no Chrome

Digite o número do seu telefone, o mesmo que você usou na configuração do smartphone (com DDD sem zero) e clique em “Ok”. Tem que ser exatamente o que colocou no smartphone, senão vai dar conflito.

Configurar o Authy no Chrome

Configurar o Authy no Chrome e ativar senha de proteção

Agora que você já tem o smartphone configurado, clique em “Another Device” assim você irá aprovar o app do Chrome direto pelo Authy do smartphone.

Configurar o Authy no Chrome 2

Abra o smartphone e aguarde o Authy identificar o novo dispositivo, quando aparecer a mensagem clique em “Aceitar”. Digite “Ok” (1) no campo superior e clique em “Ok” (2).

Configurar o Authy no Chrome 3

Configurar o Authy no Chrome

Pronto, você autorizou o uso do Authy no Chrome, aparecerá a mensagem “Operação realizada com sucesso”. Agora é preciso configurar uma senha master no app do Chrome, assim as pessoas que usarem seu navegador não conseguirão ler seu códigos. Clique no ícone de engrenagem no canto superior esquerdo.

 Configurar o Authy no Chrome 4 Configurar o Authy no Chrome 5

Dentro do campo “Master Password” digite a senha e clique em “Set”.

Configurar o Authy no Chrome 5

Digite a senha novamente e clique em “Save”. Toda vez que abrir o aplicativo no computador será preciso digitar essa senha master.

Configurar o Authy no CHrome 6

Como configurar o Authy no Chrome

Caso queira manter backup dos dados e ativar a sincronização na nuvem para ter suas contas disponíveis tanto no smartphone quanto no computador, basta marcar o quadradinho “Backup & Sync” no canto inferior direito da janela. Se já tiver criado uma senha de backup no smartphone, será preciso repetí-la duas vezes quando ativar a sincronização do Chrome.

ativar sincronização na nuvem no Authy

Pronto, o Authy foi configurado no Chrome. Agora você poderá usar o aplicativo do Chrome para ver os códigos de segurança e acessar suas contas muito mais rápido.

Adicionando conta no Authy do Chrome sem precisar smartphone

Se você já adicionou sua contas pelo app do smartphone e ativou a sincronização na nuvem, suas contas aparecerão automaticamente na extensão do Chrome. Mas quando você quiser adicionar alguma conta nova, você pode adicionar direto pela extensão, sem precisar pegar o smartphone.

Para adicionar uma conta no Authy do Chrome, abra ele clicando no ícone vermelho do navegador e clique no ícone da engrenagem no canto superior esquerdo do aplicativo. Selecione “External Accounts” no menu superior e clique em “Add Authenticator Account” (1), deixe aberta esta janela.

configurar-o-authy-no-chrome configurar-o-authy-no-chrome (7)

Entre na conta que quer adicionar para verificação em duas etapas. Neste tutorial estarei mostrando a ativação do Authy na conta Google. Acesse o “Minha Conta” entrando em https://myaccount.google.com/security/signinoptions/two-step-verification (será preciso digitar senha do Google). No campo “App Google Autenticador” clique no lápis do lado direito.

adicionar conta no Authy do chrome

Selecione se é “Android” ou “iPhone” (de acordo com seu smartphone) e clique em “Próxima”. Vai abrir a tela com o código de barras para ser escaneado, como está adicionando no computador não é possível escanear este código, clique então em “Não consegue ler o código?”.

adicionar conta no Authy do chrome 3adicionar conta no Authy do chrome 4

Copie o código que aparecerá na tela (1) e clique em “Próxima” (2). Volte para tela do Authy e cole este código que acabou de copiar no campo especificado (2) e clique em “Add account” (3). Não feche a página do Google, você voltará nele.

adicionar conta no Authy do chrome 5adicionar conta no Authy do chrome 7

Escolha um logo para a conta (1), dê o nome que quiser (2) e clique em “Done” (3).

adicionar conta no Authy do chrome 6

A conta aparecerá listada dentro de “External Accounts”. Clique no “x” para fechar essa janela e voltar para tela de códigos do Authy.

adicionar conta no Authy do chrome 7

Ele irá começar a gerar automaticamente códigos para conta do Google. Copie clicando em “Copy” e cole o código na página do Google que deixou aberta anteriormente (1) e clique em “Confirmar” (2).

adicionar conta no Authy do chrome 8adicionar conta no Authy do chrome 9

Se tudo estiver correto aparecerá a mensagem confirmando que a configuração foi concluída.

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.