Finanças

Como consultar restituição IRPF

Todo ano várias pessoas aguardam anciosamente pela restituição do Imposto de Renda Pessoa Física. A Receita Federal sempre dá prioridade para os idosos com mais de 60 anos (e contribuintes com deficiência física ou mental), normalmente o primeiro lote sai dia 15 de junho e as parcelas são pagas de junho a dezembro. Veja agora como consultar restituição IRPF e se já consta ou não algum lote liberado.


Como consultar restituição IRPF

Para consultar restituição do Imposto de Renda acesse a página oficial da Receita http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp.Primeiro digite CPF completo sem separadores, pontos ou traços e digite sua data de nascimento, digite apenas números sem separador e quatro algarismos para o ano. Repita os caracteres que aparecem na figura (2) e clique em “Consultar” (3).

Como consultar restituição IRPF

Site para consultar restituição IRPF

Se tiver alguma informação importante ela aparecerá na tela seguinte. Você pode imprimir a informação clicando no símbolo da impressora que aparece na tela.

Como consultar restituição IRPF 2

Declaração processada

Consultando pelo aplicativo Pessoa Física

Outra maneira mais simples é se você tiver smartphone Android ou iOS. No aplicativo da Receita é possível consultar restituição rapidamente. Faça download do app da Receita no site http://idg.receita.fazenda.gov.br/aplicativos/dispositivos-moveis/app-pessoa-fisica. A opção “Consulta restituição” fica logo na tela principal do app.

Como consultar restituição IRPF

Como consultar restituição IRPF pelo app PF

Informações adicionais

Você também pode verificar informações comparecendo a uma unidade de atendimento ao contribuinte. Todos os endereços e telefones das unidades podem ser encontrados no site da Receita Federal.

Se houver alguma inconsistência na declaração do contribuinte, a restituição não é liberada. A declaração fica retida na malha fina para verificação e só é liberada depois que o contribuinte apresentar documentos que comprovem a pendência. Faça download do aplicativo do IRPF e verifique se caiu na malha fina http://idg.receita.fazenda.gov.br/aplicativos/dispositivos-moveis/app-irpf, este aplicativo não é o mesmo que o anterior, são dois aplicativos diferentes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 Comentários