Cozinhar na panela de alumínio causa Alzheimer?


Cozinhar na panela de alumínio causa Alzheimer? É verdade que este tipo de panela é perigoso para nossa saúde ou é mito? Explicaremos mais sobre fazer comidas com panelas e frigideiras de alumínio abaixo.

Cozinhar na panela de alumínio causa Alzheimer?

Não existem evidências que relacionem as panelas e frigideiras de alumínio com Alzheimer, portanto isto é MITO.

O que alguns estudos sugerem é que pessoas que sofrem de Alzheimer e demência têm alta concentração de alumínio no cérebro, mas nem para comprovar esta informação existem evidências fortes. Os estudos não foram capazes de conectar alumínio e demência.

Mesmo que fosse o caso, você teria que ser exposto à uma quantidade muito grande de alumínio para causar danos cerebrais, o que não ocorre com as panelas. Nelas a liberação de alumínio é muito baixa.

Algumas pessoas que foram expostas à altas concentrações de alumínio, não desenvolveram a doença. Por isso há indicações de que a predisposição para a doença seja hereditária. Se você teve um parente que sofreu da doença, pode ter adquirido a variação genética que o torna vulnerável à intoxicação por alumínio.

Cozinhar na panela de alumínio causa Alzheimer?
Cozinhar na panela de alumínio causa Alzheimer?

Mas não é a liberação de alumínio da panela que irá causar o problema, principalmente porque é praticamente impossível evitar o contato com alumínio no dia a dia. Ele está presente em antiácidos, antitranspirantes, em abastecimentos de água de cidades para remover detritos, em fermento para cozinhar, massas de bolo, de panqueca e massas congeladas, sal de cozinha em queijos processados e vários outros produtos.

Mas a panela de alumínio tem algum perigo para saúde?

Não há perigo para sua saúde, mas pode ocorrer alteração no sabor do prato preparado.

Tanto a panela de alumínio quanto a de cobre e panelas feitas de outros metais reativos, não são recomendadas para preparo de alimentos ácidos como massa lêveda (sourdough) e molho de tomate. Isto porque ocorre uma liberação maior do metal pesado, podendo deixar a comida com sabor metálico ou uma cor estranha.

Nestes tipos de alimentos dê preferência para panela de aço inoxidável ou panela antiaderente ou panela de vidro ou de cerâmica, para não ocorrer alteração no sabor.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.