Techie

Como criar listas no Facebook para postar para amigos específicos

Se você usa Facebook à muito tempo provavelmente já deve ter adicionado milhares de pessoas na sua rede, amigos, familiares, colegas de trabalho, conhecidos de festas e até pessoas que não tem muito contato com você. É por isso que nem sempre queremos mostrar um post para todas pessoas que nos seguem na rede social, principalmente se forem coisas pessoais. Pois saiba que é possível criar listas no Facebook para postar para amigos específicos, assim somente o grupo de amigos selecionados na lista irá ver o post que você publicou.


Como criar listas no Facebook

Listas já existentes no Facebook

Por padrão o Facebook já tem três listas: Melhores Amigos, Conhecidos e Restritos.

Ao adicionar pessoas na sua lista de Melhores Amigos, você receberá notificação sempre que esse amigo postar alguma coisa e o post dela sempre aparecerá no seu Feed de Notícias, perfeito para não perder nada do que essa pessoa postar.

Se adicionar alguém na lista de Conhecidos, os posts dessa pessoa aparecerão raramente no seu Feed de Notícias.

Já se adicionar na lista de Restritos a pessoa será adicionada como seu amigo mas nada será compartilhado com ela a não ser que coloque o conteúdo como público ou marque essa pessoa na publicação. Neste post mostraremos como criar uma lista de amigos separada dessas listas padrões do Facebook.

Criando novas listas de amigos

Para criar listas específicas de amigos e compartilhar conteúdos somente com eles faça login no Facebook e clique em “Listas de amigos” no menu da esquerda do seu Feed de Notícias. Quem preferir pode entrar direto por este link https://www.facebook.com/bookmarks/lists.

listas de amigos no Facebook

Clique em “+ Criar Lista”.

Como criar listas no Facebook

Como criar listas no Facebook

Dê um nome para a lista (1) e dentro do campo “Membros” digite o nome dos amigos que quer adicionar na lista (2). Conforme for digitando o Facebook irá mostrando o nome da pessoa, é só clicar nele. Caso não lembre de todo mundo não tem problema, você poderá adicioná-los depois direto pelo Feed de Notícias. Quando terminar clique em “Criar” (3).

Criar nova lista de pessoas no Facebook

O Facebook vai abrir um Feed de Notícias personalizado com os posts das pessoas que adicinou nesta lista.

Para postar apenas para as pessoas da lista criada clique no botão de audiência do lado esquerdo de “Publicar”, normalmente ele aparece como “Amigos” (1). Selecione “Mais Opções” (2).

Quem deve ver isso Mais Opções Facebook

Selecione a lista criada anteriormente.

Selecionando lista de pessoas específicas post Facebook

Repare que agora o botão de audiência estará com o nome da lista criada. Digite o que quiser (1) e clique em “Publicar” (2).

Publicando para pessoas específicas do Facebook

O post aparecerá somente para as pessoas adicionadas na lista. É importante informar que se você compartilhar com uma lista inteligente, as pessoas nesta lista poderão ver o nome da lista que você criou.

Essa idéia do Facebook é bem interessante, principalmente por que permite criar quantas listas quiser com as pessoas que preferir. Assim fica mais fácil administrar para quem vai postar ou não.

Adicionando novos amigos nas listas criadas

Você pode adicionar novos amigos nas listas entrando no link https://www.facebook.com/bookmarks/lists, clique na lista que quer adicionar novas pessoas.

Na página aparecerão as fotos das pessoas que fazem parte da lista do lado direito. Embaixo da lista de pessoas tem o campo “Adicionar amigos a esta lista”. É só digitar o nome da pessoa que quer adicionar na lista.

Adicionar amigos a lista do Facebook

Uma maneira mais rápida de adicionar um amigo na lista é entrando no perfil da pessoa. Em seguida clique em “Amigos”, selecione “Adicionar à outra lista…”.

Adicionar amigos em outra lista do Facebook

Depois selecione a lista que quer adicionar este amigo.

Adicionar amigo em lista específica do Facebook

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário