Techie

Criptografar arquivos do Dropbox com BoxCryptor


Muitas pessoas estão usando o Dropbox ou outros serviços de armazenamento na nuvem, mas de vez em quando escutamos sobre sites sendo hackeados e vazando informações do usuário. É aí que entra o programa BoxCryptor que permite criptografar arquivos do Dropbox e de outros serviços de armazenamento na nuvem. O programa criptografa os arquivos em AES- 256 e funciona no Windows, Mac OS X, Linux, Android e iOS, portanto você poderá acessar seus arquivos onde quiser.

O BoxCryptor possui versão grátis e paga, a versão gratuita permite usar apenas uma conta de armazenamento na nuvem, dois dispositivos conectados e tem suporte do fórum. Já nas versões pagas você tem direito a usar outras contas, mais dispositivos e suporte pessoal. A conta gratuita constuma ser suficente para maioria das pessoas.

Criptografar arquivos do Dropbox

Download e configuração

Para utilizar é muito fácil, faça download no site http://www.boxcryptor.com. Instale normalmanete como qualquer outro programa. Aceite os termos para continuar.

Criptografar arquivos do Dropbox

No meio da instalação aparecerá o aviso de que ele irá instalar o software da Eldos Corporation, que é o responsável por criar um drive virtual do BoxCryptor, portanto precisa ser instalado para funcionar. Clique em “Next” e prossiga com a instalação. Depois aparecerá o aviso “Deseja instalar este software de dispositivo” com o nome “Eldos…” clique em “Instalar”.

Para criar o drive virtual do serviço dentro do seu Dropbox você terá que selecionar a pasta do Dropbox no momento da instalação. Clique no botão “Change”, selecione sua pasta do Dropbox no computador. Depois de escolhido clique em “Next”.

Criptografar arquivos do Dropbox 2

O drive virtual será criado no sistema, é dentro dele que você poderá visualizar seus arquivos sem estarem criptografados.

Criptografar arquivos do Dropbox 6

Como criptografar arquivos do Dropbox

Criando conta no BoxCryptor

Quando terminar a instalação será preciso criar sua conta no serviço. Clique em “Create your BoxCryptor account” e depois “Next”. Preencha os campos com nome, email e senha (1), selecione os quadradinhos concordando com os termos e clique em “Next” (2).

Criptografar arquivos do Dropbox 3Criptografar arquivos do Dropbox 4

ATENÇÃO! É esta senha da conta que será usada para criptografar seus dados, guarde em local seguro, por que se você perdê-la não terá mais acessos aos dados e não é possível recuperá-los, tudo é perdido. Clique em “I understand that it is my ….” e clique em “Next”.

Criptografar arquivos do Dropbox 5

Para finalizar o cadastro selecione o primeiro quadradinho com o plano “Free” e clique em “Next”.

Agora é só colocar os arquivos que quer criptografar dentro do drive virtual criado no sistema. Todos os arquivos que você jogar neste drive serão criptografados e enviados automaticamente para a pasta dentro da pasta do Dropbox. Assim seus arquivos ficarão protegidos na nuvem, mas estarão acessíveis normalmente no seu computador.

Criptografar arquivos do Dropbox 6

Se alguém invadir seu Dropbox, não poderá abrir esses arquivos, somente se tiver a senha que você criou. Para acessar seus arquivos criptografos em outro computador, instale o BoxCryptor, selecione  a opção “Open an Existing Folder” e siga com o processo (você precisar digitar login e senha para descriptografar seus arquivos).

OBS: Importante! Para o BoxCryptor funcionar você tem que colocar os arquivos no drive virtual criado pelo programa.

Criptografar arquivos do Dropbox 6

Não coloque os arquivos na pasta BoxCryptor dentro do Dropbox e nem apague os arquivos que estão dentro desta pasta, senão você perderá acesso aos seus arquivos.

Criptografar arquivos do Dropbox 7

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!