Saúde e Beleza

Cuidados após fazer uma tatuagem

Fazer uma tatuagem pode ter um significado especial. Ela acaba se tornando uma marca pessoal que você vai levar para o resto da vida. Por isso, é sempre bom pensar bem antes de marcar a sua pele. Existe tratamento para reverter, mas é doloroso e pode custar caro. Se você acabou de fazer uma, parabéns! Aproveite e fique por dentro dos cuidados após fazer uma tatuagem para evitar infecções e outras complicações.


Veja os cuidados após fazer uma tatuagem que você deve seguir

Cuidados após fazer uma tatuagem

Você acabou de sair do estúdio e está super feliz com sua “nova aquisição”. Agora precisa seguir uma série de cuidados para que não haja nenhuma complicação principalmente de saúde. Tatuagens mal cuidadas podem resultar em infecções graves que podem trazer consequências muito desagradáveis.

O primeiro curativo só deve ser removido após duas horas

Ao sair do estúdio, você já estará com um curativo feito pelo profissional. Geralmente este só poderá ser removido após duas horas do término da tatuagem. Neste caso, preste bastante atenção nas orientações do seu tatuador.

Cuidados no banho

Geralmente durante o banho, você deverá usar água morna (mais para fria) ou fria e um sabonete neutro. O ideal é usar sabonetes glicerinados ou os que são usados por bebês. Faça movimentos circulares com a espuma delicadamente. Enxágue e seque sempre com uma toalha limpa. Não use a mesma toalha para enxugar novamente e jamais esfregue o desenho.

Faça compressas de gelo

Depois da higienização e da bandagem, faça aplicações de gelo por cerca de 15 minutos. Passe o gelo suavemente pelo desenho, sem deixá-lo parado. Este processo colabora para uma cicatrização mais rápida. Também pode ajudar a aliviar uma eventual dor que possa aparecer.

Faça uma higienização contínua por pelo menos quatro dias

Os quatro primeiros dias após a realização da tatuagem são aqueles em que você precisa ter mais cuidado. Faça limpezas frequentes durante todo o dia. Faça a limpeza com sabonete neutro e troque a bandagem por pelo menos quatro vezes durante o dia. Antes de colocar o filme de PVC não se esqueça de aplicar o creme cicatrizante que foi indicado pelo seu profissional. Esta pomada, inclusive deve ser utilizada ao menos por 20 dias após a tatuagem.

Não exponha o local da tatuagem ao sol

O sol pode prejudicar a cicatrização e a fixação dos pigmentos usados no desenho. Sem contar que a ação dos raios UV podem causar inflamações e até infecções. Mesmo não expondo o desenho ao sol, não se esqueça de usar protetor solar no local.

Não arranque a casquinha!

Por mais que seja tentador, não saia arrancando a casquinha que vai aparecendo durante a cicatrização. Ela cairá sozinha! Puxar antes da hora pode causar feridas que mais tarde se transformam em infecções.

Outros cuidados após fazer uma tatuagem que você deve ter são: 

– Não coçar o local da tatuagem
– Evite frequentar a praia, piscina ou sauna
– Evite alimentos muito gordurosos e condimentados
– Evite o uso de roupas apertadas que podem cobrir a tatuagem nos primeiros dias

Por fim, lembre-se: Ao sinal de qualquer anormalidade, reação alérgica ou infecção, procure imediatamente um médico. Não faça automedicação e siga totalmente as orientações do seu tatuador.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!