Entretenimento

Curta de Animação Laika

Muito legal o curta de animação Laika, uma história real reimaginada sobre o que teria acontecido com o cão Laika que foi enviado para o espaço em 1957 pela União Soviética, se tornando o primeiro terráqueo no espaço. Claro, sabemos que na vida real essa história não teve final feliz, mas a história imaginada aqui deixará Laika no coração de muitas pessoas, confira:


Curta de Animação Laika

O curta foi criado por Avgousta Zourelidi como projeto de graduação na National Film and Television School no Reino Unido.

http://avgoustazourelidi.blogspot.co.uk

Na vida real Laika foi mesmo pega nas ruas de Moscou em 1954 e passou por treinamentos intensos e horríveis (o contrário da animação), para ser enviada ao espaço em 1957. Na época Moscou divulgava que Laika voltaria em uma cápsula para a Terra, mas era mentira pois não existia tecnologia para isso. Depois de alguns dias eles contaram a verdade, ela não voltaria e morreria sem dor no espaço. Mas infelizmente não foi uma morte sem dor. Quarenta e cinco anos depois um dos cientistas envolvidos revelou que ocorreu um defeito no lançamento do satélite e a temperatura interna chegou a 40ºC, Laika morreu (sofrendo) 5 a 7 horas depois do lançamento.

Laika primeiro cão no espaço

Eu não sabia dessa história e fui procurar justamente por causa da animação. Uma história triste e cruel, será que era preciso fazer o cão passar por tudo isso? Acredito que não conseguirei mais esquecer da Laika.

Declaração de Oleg Gazenko, um dos líderes do Programa Espacial Soviético, em 1998:

“Quanto mais o tempo passa, mais eu lamento sobre isso
Nós não aprendemos o suficiente desta missão para justificar a morte do cão

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!