Como usar e customizar o Menu Iniciar do Windows 10

A Microsoft finalmente voltou com o Menu Iniciar no Windows 10, depois de várias reclamações dos usuários do Windows 8. Mas ele não é exatamente o Menu Iniciar que nós estávamos acostumados. Se você ainda não entendeu muito bem este novo menu, confira agora como usar e customizar o Menu Iniciar do Windows 10, algumas dicas para você deixar o iniciar do seu jeito.


Como usar e customizar o Menu Iniciar do Windows 10

Redimensionar Menu Iniciar e Blocos Dinâmicos

Agora é possível redimensionar o Menu Iniciar como você quiser. Para aumentar/diminuir o tamanho para cima basta chegar com o cursor do mouse na borda superior, clicar e segurar o botão esquerdo do mouse e deslizar para cima ou para baixo. Se quiser aumentar/diminuir para o lado basta chegar com o cursor do mouse na borda da direita, clicar e segurar o botão esquerdo do mouse e deslizar para direita ou esquerda.

Como usar e customizar o Menu Iniciar do Windows 10

Você também pode redimensionar, remover ou arrumar os blocos dinâmicos como preferir. Para arrumá-los basta clicar e segurar o bloco com o botão esquerdo do mouse e arrastá-lo para onde quiser.

Como usar e customizar o Menu Iniciar do Windows 10 (2)

Para remover ou redimensionar um bloco clique com o botão direito do mouse em cima dele. Abrirá um novo menu com possibilidade para “Desafixar do início”, vai remover o bloco da lista, “Redimensionar”, mudar tamanho para pequeno, médio, largo ou grande, “Desligar bloco dinâmico”, que pára a animação ao vivo do bloco que tiver esse tipo de animação e “Fixar na barra de tarefas”, para fixar o bloco na sua barra de tarefas.

remover redimensionar blocos no menu iniciar

Customizar o Menu Iniciar do Windows 10

Fixando apps no iniciar

Ao clicar no botão iniciar aparece a lista em ordem alfabética de todos os programas instalados no computador. Esta lista aparece embaixo da lista de “Mais usados”. Caso queira fixar algum deles no Menu Iniciar basta clicar com o botão direito do mouse em cima e selecionar “Fixar na Tela Inicial”.

fixar programas na Tela Inicial

O aplicativo será fixado no campo dos blocos dinâmicos do lado direito do Menu Iniciar. Outra opção é clicar em cima do programa e arrastá-lo para o lado direito do menu, o efeito é o mesmo.

fixar programas na Tela Inicial 2

Você pode adicionar outros itens no Iniciar, basta abrir o “Explorador de Arquivos“, clicar com o botão direito do mouse em cima do que quer adicionar e selecionar no menu de contexto a opção “Fixar na Tela Inicial”.

Fixar na Tela Inicial Explorador de Arquivos

Opções das configurações do Windows também podem ser fixadas no Menu Iniciar, basta abrir a janela de configurações e clicar com o botão direito do mouse em cima de uma delas. Aparecerá o botão “Fixar na Tela Inicial” clique nele e depois confirme clicando em “Sim”.

Fixar Windows Update na Tela Inicial

Se após fixar algum item ele não aparecer no menu, basta reiniciar o computador que ele aparecerá.

Reiniciar, desligar ou suspender PC e fazer buscas

Ao clicar no botão iniciar aparece um botão para desligar o computador logo em cima dele. Clicando neste botão você pode suspender, desligar ou reiniciar o computador.

suspender desligar reiniciar Windows

Caso queira fazer alguma busca dentro do computador, clique no botão iniciar (1) e digite o que quiser no teclado. O campo de busca aparece automaticamente na tela com a palavra que você está digitando (2) e os resultados da busca aparecerão na parte de cima (3).

Gerenciador de Dispositivos Windows

Customizar cores e configurações do Menu Iniciar

Para customizar cores clique no botão iniciar e depois no ícone da engrenagem para abrir as “Configurações”.

ícone engrenagem configurações Windows 10

Selecione “Personalização” na janela de configurações do Windows.

configurações Personalização Windows 10

Clicando em “Cores” no menu da esquerda você pode modificar a cor de fundo do Menu Iniciar. Para escolher a cor que quiser é preciso desmarcar a opção “Escolher automaticamente uma cor de destaque em minha tela de fundo”. Depois é só clicar nas cores na parte debaixo (2).

cor de destaque do Windows 10

Como customizar o Menu Iniciar do Windows 10

Agora clique em “Iniciar” no menu da esquerda (1). Aqui você pode selecionar para esconder do menu iniciar os aplicativos “Mais Usados” e os “Adicionados Recentemente”. Também é possível remover as sugestões que a Microsoft mostra no menu.

remover mais usados do iniciar do Windows

Aqui o menu iniciar sem os aplicativos “Mais usados” e “Adicionados recentemente”.

Menu iniciar do Windows 10 limpo

Menu para usuário avançado do Windows

Clicando com o botão direito do mouse em cima do botão iniciar abre o menu para usuário avançado, o mesmo que abria no Windows 8. Ele também pode ser aberto apertando no teclado as teclas Win + X e tem diversos atalhos para recursos do sistema.

Menu Win X do WIndows

Menu Win X do Windows

Essas são algumas opções que você pode personalizar no menu do Windows.

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.