De quanto em quanto tempo devo lavar a roupa?


De quanto em quanto tempo devo lavar a roupa? Com que fequência devo lavar lençóis, toalhas, pijamas, jeans, terno e outras peças de roupa? Muitas pessoas ficam na dúvida se devem lavar lençol de cama toda semana ou se deve lavar a toalha de banho dia sim dia não. No caso de camiseta e blusa, normalmente cheiramos as axilas para ver se pode esperar mais um pouco para lavar. Mas nem sempre é possível se decidir pelo cheiro.

Neste post explicaremos sobre a frequência de lavagem de cada tipo de roupa, especificando depois de quantas usadas é recomendad a lavagem, assim mesmo que a roupa não esteja cheirando mal, você sabe que já está na hora de lavá-la.

De quanto em quanto tempo devo lavar a roupa?

Roupas de cama e toalhas

Lençóis e fronhas de travesseiros devem ser lavadas a cada 15 dias. Se onde você mora for muito quente e você transpire muito durante a noite, então lave com mais frequência, de 10 em 10 ou a cada semana.

No caso da toalha o recomendado é lavar depois de usar de três a cinco vezes. Desde que você deixe a toalha esticada após cada uso para secar completamente. Se ela ficar úmida irá espalhar bactérias que dão odor ruim.

Cobertores e edredons devem ser lavados uma vez por mês, se forem usados todas as noites. Se não é muito utilizado, pode aumentar um pouco este tempo para lavagem.

Roupas íntimas, pijamas e roupas de banho

Calcinhas, cuecas e meias devem ser lavadas após cada uso, não é recomendado guardá-la para repetir o uso pois pode propagar bactérias.

Sutiãs e bodys podem ser lavados após três a quatro usos. Para não estragar o elástico, é recomendado que você use o sutiã um dia e deixe-o descansando no outro, assim o elástico não perderá seu formato.

De quanto em quanto tempo devo lavar a roupa?
De quanto em quanto tempo devo lavar a roupa?

Pijamas podem ser lavados após três a quatro usos, mas se você costuma tomar banho antes de colocá-lo, então pode esperar um pouco mais de tempo para lavá-los.

Roupas de banho, maiô, biquíni, sunga, shorts, devem ser lavados após cada uso.

Camisetas e jeans lavar de quanto em quanto tempo

Camisetas e baby-look o recomendado é lavar após cada uso. Mas se você é uma pessoa que não soa muito ou onde você mora não é tão quente que faça suar demais, então você pode usar umas duas ou três vezes para lavar.

Calças, shorts ou saias jeans podem ser lavadas após cinco a seis usos. Mas de acordo com o CEO da Levis, você deve lavar o jeans o mínimo possível para não estragá-lo, portanto se notar que não está com cheiro ruim, espere para lavar.

Camisas sociais, ternos, suéteres e gravatas

Ternos podem ser usados várias vezes e devem ser lavados com lavagem a seco na tinturaria. Leve ternos de lã para lavagem após três a quatro usos, se o terno for sintético pode ser após quatro a cinco usos. Caso tenha usado o terno em local que tinha fumantes ou com gordura no ar, lave após o uso.

Camisas e calças sociais também podem ser usadas algumas vezes antes de lavar, uns três ou quatro usos. Verifique de acordo com a quantidade de suor liberado e com o local em que usou. Se tiver manchas lave imediamente.

Suéteres podem ser lavados após seis ou mais usos, após este tempo leve na lavagem a seco ou lave à mão. Se você costuma suar muito, será preciso lavar mais vezes.

Gravatas devem ser lavadas quando você notar que está muito suja. Sempre que chegar em casa remova o nó e pendure-a corretamente para não perder o formato e o tecido relaxar.

Vestidos e calças legging

Vestidos podem ser lavados após um a dois usos.

Calças leggings devem ser lavadas após cada uso, se você quiser remover a marca folgada do joelho. Se não se importar pode lavar após dois usos.

Casacos

Casacos devem ser lavados uma vez a cada estação.

Tênis e sapatos

Tênis e sapatos devem ser lavados somente quando estiver muito sujos, não há necessidade de lavá-los todos os dias.

Exceções na frequência de lavagem das roupas

No caso de roupas manchadas, a mancha deve ser tratada imediatamente com algum produto e depois lavada. Não guarde com a mancha, senão irá tornar permanente.

Roupas brancas e roupas de seda também são excessão pois podem descolorir, por isso devem ser lavadas após cada uso.

Aproveite para conferir nosso outro post explicando sobre o peso da roupa na máquina de lavar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.