De segunda a sexta tem crase? Ou não tem?

De segunda a sexta tem crase ou não? Escreve como nos intervalos das horas, quando especificamos, por exemplo, de 7 às 17 horas, ou quando é dia da semana não possui crase? Neste post vamos explicar como escrever corretamente sobre o atendimento durante os dias da semana ou outras frases que precise utilizar um intervalo entre dias da semana. Aproveite para conferir como escreve “Há anos atrás ou a anos atrás“, “Cidadãos ou cidadões“, “Vão ver ou irão ver?“.


E então, de segunda a sexta tem crase?

Não, não tem crase. Sempre que você escrever de segunda a sexta-feira, de sábado a sábado, de segunda a sábado, você NÃO deve colocar crase no “a”.

Isso ocorre pois a crase significa a fusão de duas vogais idênticas, mais comumente da preposição “a” com o artigo definido indicativo do feminino “a”. Se houver apenas a preposição “a” antes da palavra, não ocorrerá a crase!

Mas segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira não são palavras femininas? São, mas nesta frase “de segunda a sexta” você precisa analisar a preposição que está dando início à frase. Portanto é a preposição “de”. Se tem apenas o “de” no início, tem que ter apenas a preposição “a” no final da frase. Por isso “de … a sexta-feira” não fica com acento de crase, porque o “a” é somente preposição.

A mesma regra vale para “de segunda a sábado”, “de segunda a domingo”, ficando somente a preposição “a”, sem empregar o artigo (que seria “o”). Se você reparar, sábado e domingo são nomes masculinos, mas mesmo assim não se emprega o artigo “o” na frase. É errado falar “de segunda ao sábado” ou “de segunda ao domingo”.

Alguns exemplos com os dias da semana:

  • Vamos atender de segunda a quinta-feira, com agendamento.
  • O laboratório faz exames de segunda a sábado.
  • A escola vai ter aulas de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
  • Se é pra amar que seja a semana inteira, de sexta a sexta.
De segunda a sexta tem crase?
De segunda a sexta tem crase? Ou não tem?

A frase vai ter crase somente se for definido o dia da semana, alguns exemplos:

  • Vamos atender da próxima segunda à quinta-feira, com agendamento.
  • O laboratório fará exames da próxima segunda ao próximo sábado.
  • A escola vai ter aulas da terceira segunda-feira do mês à quarta sexta-feira do mês.
  • Estamos pensando em fazer o encontro do sábado ao domingo.

Estes casos entram na regra em que o artigo é obrigatório! Repare que antes das palavras femininas foi empregada a crase “à” (aa) e antes da masculinas foi empregado o “ao” (por isso não tem crase).

Sempre que no início da frase tiver “da” (preposição “de” + artigo “a”) ou “do” (preposição “de” + artigo “o”), vai tornar obrigatório que tenha preposição + artigo antes da segunda palavra.

  • Vamos atender da segunda à sexta-feira.

Repare que nestes casos o tempo está definido, você está colocando um limite de tempo. Eles vão atender apenas cinco dias, da segunda à sexta. Não é um evento recorrente, como quando falamos “de segunda a sexta-feira”, em que fica implícito que ocorrerá toda semana de segunda a sexta.



0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.