Como definir ordem do WiFi no Windows 10


Como definir ordem do WiFi no Windows 10? Dependendo do local que você trabalha, podem ter diversas conexões Wi-Fi diferentes. Por padrão o Windows não verifica a força do sinal antes de escolher uma conexão Wi-Fi para se conectar. Ele dá prioridade à conexão que você conectou primeiro. Isso pode ser bastante irritante quando tem mais de uma conexão disponível no local e o Windows cisma em se conectar na errada.

Veja agora como definir ordem de prioridade de conexão Wi-Fi no Windows 10. Assim ele tentará se conectar primeiro na conexão que você mais gosta. Se ela não estiver disponível ele tentará se conectar em outras de acordo com a ordem escolhida.

Como definir ordem do WiFi no Windows

Se você quer apenas modificar a conexão principal do seu computador, ecolhendo a conexão Wi-Fi que é para ele dar prioridade primeiro, tente a dica do último tópico que não precisa do Prompt de Comando.

Comece abrindo o Prompt de Comando do Windows como administrador.

Para isso clique no botão iniciar, digite cmd ou prompt na busca. Clique com botão direito do mouse em “Prompt de comando” e escolha “Executar como administrador.

Abrir Prompt de Comando como administrador Windows

Na janelinha “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu computador?” clique em “Sim”.

Na tela do Prompt de Comando digite o comando abaixo e aperte Enter no teclado (pode copiar e colar):

netsh wlan show profiles

As conexões wi-fi salvas no Windows serão listadas na tela, dentro de “Perfis de usuário”. Esta lista mostra as conexões de acordo com a prioridade que o Windows deu para cada uma.

Perfis de usuário interface Wi-Fi Prompt de Comando

Em seguida digite o comando abaixo, você terá que modificar o nomedaconexão, substituindo pelo nome da conexão que você quer mudar a prioridade (verificado anteriormente). Em interface substitua pelo nome da sua interface (no terceiro tópico explicamos como descobrir o nome correto). E em priority substitua o “X” pelo número de acordo com a ordem que você quer que o Windows tente conectar nesta conexão.

netsh wlan set profileorder name=”nomedaconexão” interface=”Wi-Fi” priority=X

Por exemplo, se você quer colocar esta conexão como a principal, então coloque priority=1. Repita o processo para cada uma das conexões colocando em pritority o número 2, 3, 4 e assim por diante, de acordo com a prioridade escolhida.

Definir ordem do WiFi no Windows profileorder
Definir ordem do WiFi no Windows usando profileorder

Se o comando for aplicado com sucesso aparecerá a mensagem:

“A ordem de prioridade do perfil “nomedaconexão” foi atualizada com êxito”

Verificando se ordem do WiFi foi modificada

Caso queira verificar se a ordem das conexões está correta basta digitar novamente o comando netsh wlan show profiles e apertar Enter no teclado. A conexão que você colocar como priority=1 aparecerá em primeiro na lista.

Verificar ordem de prioridade da conexão Wi-Fi, definir ordem

“Essa interface sem fio não existe no sistema”

Se aparecer a mensagem “Essa interface sem fio não existe no sistema” é por que você precisa digitar o nome certo da interface. Para verificar o nome da sua interface digite o comando abaixo e aperte Enter no teclado.

netsh interface show interface

Aparecerão os tipos de conexões disponíveis e os nomes de cada uma dentro de “Nome da interface”.

Interface sem fio não existe verificar nome da interface comando Windows

Este nome que vai entrar dentro do campo interface=”Wi-Fi” no comando de prioridade. Em alguns computadores pode ser “Conexão de Rede sem Fio” ou outro nome, por isso é importante verificar o correto usando o comando acima.

Adicionar uma rede Wi-Fi como principal sem usar Prompt de Comando

Tem uma maneira mais simples de adicionar uma conexão Wi-Fi como a conexão principal (priority=1) sem usar o Prompt de Comando. Mas só funciona para aquela que você quer colocar como principal. Não irá modificar a ordem de todas conexões como explicado anteriormente.

Para colocar uma conexão como priority=1 clique no botão Wi-Fi, selecione o quadradinho “Conectar automaticamente” na conexão que você escolheu. Clique em “Conectar”.

conectar automaticamente conexão Wi-Fi Windows prioridade 1

Quando você seleciona o quadradinho “Conectar automaticamente”, o Windows entende que esta é sua conexão principal, a que você quer dar prioridade na frente das outras disponíveis.

Sempre que não quiser colocar alguma conexão na lista de prioridade, basta deixar desmarcado o quadradinho “Conectar automaticamente”. Se você estiver conectado na conexão, basta desconectar, selecionar o quadradinho e reconectar.

2 comentários em “Como definir ordem do WiFi no Windows 10”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.