Deixar contas online mais seguras desautorizando apps


Como deixar contas online mais seguras desautorizando apps de terceiros? Se você costuma autorizar aplicativos e serviços a acessarem suas contas do Google, Microsoft, Facebook, Dropbox e outras, saiba que essa autorização fica para sempre se você não revogá-la.

Quando você autoriza um site ou serviço em sua conta não precisa digitar a senha, pois eles usam um tipo de autorização segura (OAuth) que usa um token gerado pela própria conta para ter acesso à ela. É bem mais seguro do que se tivéssemos que divulgar nossa senha. Mas como atualmente são muito serviços e aplicativos que pedem autorização, é fácil esquecer quais têm acesso à conta.

Se você já nem usa mais o aplicativo ou serviço, não precisa deixar seus dados abertos para eles usarem. Por isso é importante ficar de olho nos serviços que acessam sua conta, pois eles têm acesso à alguns dados pessoais. Em alguns casos nem mesmo a troca da senha é suficiente para revogar a permissão do aplicativo ou site de terceiro.

Como deixar contas online mais seguras

Aqui no site já explicamos como revogar acesso de aplicativos à conta do Google e como revogar acesso de aplicativos à conta Instagram.

Como deixar contas online mais seguras
Como deixar contas online mais seguras

Para deixar sua conta mais segura verifique a lista de aplicativos e serviços conectados em cada uma delas. Encontrando algum app que não use e que ainda está acessando sua conta, revogue o acesso imediatamente. Confira uma lista das páginas de alguns serviços da web onde você poderá revogar acesso.

Revogar acesso à conta Google

Revogar acesso à conta Microsoft

Revogar acesso à conta Facebook (dentro de “Conectado com o Facebook”)

Revogar acesso à conta Yahoo

Revogar acesso à conta Dropbox (na página desça até “Aplicativos vinculados”)

Revogar acesso à conta Twitter

Revogar acesso à conta Instagram

Revogar acesso à conta LinkedIn

Revogar acesso à conta Foursquare

Revogar acesso à conta Flickr

Revogar acesso à conta AOL

Se tem conta em algum serviço não listado acima será preciso procurar dentro das configurações da página em questão por “Segurança”, “Aplicativos conectados” ou algo do tipo. Lembre-se sempre ficar de olho nos aplicativos conectados às suas conta. Nunca deixe algum aplicativo que não esteja mais usando acessar sua conta. Dê autorização apenas a aplicativos de terceiros que tiver confiança.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.