Desativar recursos que não uso no Windows


Como desativar recursos que não uso no Windows? O Windows possui diversos serviços que são desnecessários para a maioria das pessoas, por isso eles podem ser desabilitados caso você não pretenda usá-los.

Mas é importante informar que, por padrão, a maioria destes serviços não consomem recursos no Windows 10, portanto não vai fazer tanta diferença desabilitá-los ou não, a não ser que você tenha outra versão do Windows.

Desativar recursos que não uso no Windows

Para desabilitar recursos do Windows basta:

  1. Abra o Painel de Controle digitando na busca do Windows
  2. Clique em “Desinstalar um programa”
  3. Clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows” no menu da esquerda
  4. Vai abrir a janelinha para marcar ou desmarcar os quadradinhos
Desativar recursos que não uso no Windows
Desativar recursos que não uso no Windows, desnecessários

Outra maneira de abrir esta janelinha de recursos é digitar na busca do Windows em inglês mesmo “windows features” sem as aspas. Depois é só clicar em “Ativar ou desativar recursos do Windows” que vai aparecer na parte superior do menu.

Agora você precisa ter atenção sobre o que desabilitar ou não pois alguns recursos são essencias para o sistema, desmarcando um errado poderá causar problemas graves.

Ao desativar alguns recursos do Windows ele vai alertar que a remoção pode afetar outros recursos do sistema mostrando um link para verificar online mais sobre o que pode acontecer. Clique no link para ler o que pode acontecer na desabilitação, se estiver de acordo e não se importar com as consequências, clique em “Sim” para desativar.

O que são os recursos do Windows?

NET Framework 3.5 (includes.NET 2.0 and 3.0)

Software criado pelo Microsoft para rodar vários programas e jogos que tenham este framework instalado. Necessário para rodar jogos e programas antigos. Não recomendada a desativação.

Microsoft .NET Framework 4.7 Advanced Services

Atualização do Microsoft .NET Framework 4, 4.5, 4.5.1, 4.5.2, 4.6, 4.6.1 e 4.6.2. Necessário para executar muitos aplicativos no Windows. Não recomendada a desativação.

Impressão da Microsoft em PDF

Recurso de imprimir uma página, documento ou foto para PDF, criando o PDF ao invés de sair impresso no papel. Já explicamos aqui no site como usar o imprimir para PDF da Microsoft.

Legacy components

O DirectPlay fazia parte da interface de programação de aplicativos do DirectX. Usado em jogos lançados até 2008, se você não tem jogos tão antigos pode deixar desativado.

Microsoft XPS Document Writer

Fornece suporte para formato de arquivo .XPS da Microsoft, uma alternativa ao arquivo no formato .PDF. Se você precisa usar arquivos .xps não desabilite senão não poderá salvá-los nem imprimí-los.

Núcleo da Web Hospedável dos Serviços de Informações da Internet

Recurso de servidor web que é uma versão mais leve do IIS. Inclui apenas os principais componentes do mecanismo da web do IIS e requer menos recursos para ser executado. É útil para ativar recursos básicos do servidos da Web para aplicativos personalizados ou para depurar aplicativos. Recurso necessário apenas para desenvolvedores de softwares e profissionais de TI.

Recursos de mídia

Incluem certos aplicativos pré-instalados de mídia, como música, vídeo, gravador de voz e Skype e tecnologias relacionados à mídia. Necessário para reproduzir ou criar CDs de áudio, arquivos de mídia e DVDs de vídeo; transmitir músicas; ou para tirar e armazenar imagens. Não desabilite.

Serviço de ativação de processos do Windows (WAS)

Serviço para aplicativos e componentes baseados em mensagens que estão relacionados com os Serviços de Informações da Internet (IIS). Permite que desenvolvedores de software escolham protocolo mas adequado às suas necessidades. Recurso necessário apenas para desenvolvedores de softwares.

Serviços de Impressão e Documentos

Serviços que possibilitam o uso e gerenciamento de dispositivos de impressão, fax e digitalização. Por padrão, estão habilitados no Windows, pois são essenciais. O Cliente de impressão via internet permite conectar e imprimir em uma impressora conectada à rede local ou internet. O recurso Fax e Scanner permite usar faxes e scanners, se você não utiliza, poderá desabilitar. O Monitor de Porta LPR e Serviço de Impressão LPD são tecnologis de impressão alternativas que se tornaram obsoletas.

Serviços de Informações da Internet (IIS)

Permite que o computador Windows funcione como um servidor da web, útil para desenvolvedores e profissionais de TI. Ao instalar, a pessoa pode acessar o gerenciador do IIS.

Servidor MSMQ (Microsoft Message Queue)

Serviço antigos usado para melhorar as comunicação ao trabalhar em redes não confiáveis. Armazena mensagens em buffer. Útil apenas para empresas que possuem aplicativos que precisam deste serviço.

Simple TCP/IP services (i.e., echo, daytime, etc.)

Coleção de ferramentas de linha de comando que incluem gerador de caracteres, daytime, echo etc. Desnecessário.

SMB 1.0/CIFS File Sharing Support

Permite compartilhamennto de arquivos e impressoras com computadores que executam versões antigas do Windows. Este protocolo pode ser usado por outros sistemas operacionais como Linux ou macOS para se comunicar com dispositivos Windows. Se este é o caso na sua rede, não desabilite.

Subsistema Windows para Linux

Permite que você instale e use distribuições do Linux como Ubuntu, openSUSE e outros no Windows 10. Só ative se for utilizar.

Suporte de API para Compactação Diferencial Remota

É um algoritmo de sincronização que permite comparações rápidas entre arquivos sincronizados, que detecta os dados removidos e adicionados de seus conteúdos. É um recurso usado por programas e aplicativos do Windows, portanto não remova.

Telnet Client 

Cliente de linha de comando que usa o protocolo de rede Telnet para fornecer comunicação orientada por texto bidirecional com servidor Telnet. Não necessária para maioria dos usuários.

TFTP Client

Ferramenta simples de linha de comando que pode ser usada para transferir arquivos através do Trivial File Transfer Protocol. Desnecessária para maioria dos usuários.

Virtual Machine Platform

Parte do sistema de virtualização nativa oferecida pela Microsoft.

Windows Hypervisor Platform

API usada para outros softwares de virtualização de terceiros como emuladores do VirtualBox ou do Android.

Windows Identity Foundation 3.5

Um software de framework para criar aplicativos com reconhecimento de identidade. O .NET Framework 4.7 inclui uma versão mais recente desta estrutura, por isso está desabilitada. Só necessária para quem estiver usando aplicativos mais antigos que não funcionam sem ela.

Windows Powershell 3.0

Ferramenta de linha de comando que concentra automação de tarefas e gerenciamento de configurações. Não deve ser desabilitado.

Windows Projected File System

Também conhecido como ProjFS, permite que os aplicativos cries sistemas de arquivos virtuais. Necessário apenas para quem está trabalhando com códigos e desenvolvendo coisas.

Windows TIFF IFilter

Com este recurso o Windows pode reconhecer o texto dentro de arquivos de imagem .TIFF. Está desativado por padrão pois tem um grande impacto no desempenho do sistema, portanto se não pretende usar Reconhecimento Ótico de Caracteres não ative.

Work Folders Client

Permite os usuários sincronizar pasta e seu contéudo, desde a rede corporativa até seus dispositivos pessoais. Arquivos criados localmente serão sincronizados de volta ao servidor no ambiente corporativo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.