Techie

Descobrir fabricante e modelo da placa-mãe do PC

Quando precisamos atualizar driver do computador ou quisermos comprar hardware novos para ele, é preciso descobrir fabricante e modelo da placa-mãe do PC para não correr o risco de comprar hardware imcompatível. Existem várias maneiras de checar modelo e fabricante da placa-mãe, uma delas é abrindo o computador para ver. Mas explicaremos aqui como verificar direto no Windows, sem precisar de muitos esforço.


Descobrir fabricante e modelo da placa-mãe do PC

Verificando modelo da placa-mãe com CCleaner

Uma das maneiras mais fáceis de verificar os dados da placa-mãe é usando aplicativos para isso. Um dos melhores e mais simples é o Speccy da Piriform, os mesmos criadores do ótimo CCleaner. Faça download em https://www.piriform.com/speccy, é só descer na tela e clicar em “Free Download”. Na página que abrir clique em “Piriform.com” dentro do campo da esquerda “Speccy Free”.

instalar speccy da Piriform

Na parte superior da janela selecione “Português do Brasil” (1). Na parte debaixo selecione “No thanks, I don’t need CCleaner” (2) caso não queira instalar o CCleaner, outra ferramenta da empresa. No final clique em “Install” (3) e aguarde.

instalando Speccy Piriform em português

Quando terminar de instalar clique em “Run Speecy” para rodá-lo.

Ele vai mostrar várias especificações sobre seu computador. No campo Placa mãe (1) aparecem o número do modelo e várias outras informações úteis da placa-mãe. Clicando em “Placa mãe” (2) no menu da esquerda você pode verificar outros detalhes importantes.

Descobrir fabricante e modelo da placa-mãe do PC

Verificando modelo placa-mãe pelo Prompt de Comando

Outra maneira de verificar os dados da placa-mãe é pelo prompt de comando do Windows. Para isso clique no botão iniciar (1), digite cmd (2) na busca e clique em “cmd.exe” (3) que aparecerá nos resultados.

abrir Prompt de Comando Windows

Digite o comando abaixo no prompt de comando e aperte “Enter” no teclado:

wmic baseboard get product,Manufacturer,version,serialnumber

Os detalhes da placa-mãe aparecerão em seguida.

verificar modelo da placa-mãe pelo prompt de comando

Verificar modelo da placa-mãe pelo prompt de comando

Não é tão simples quanto usando o Speccy mas quem não quiser instalar mais programas no computador, a melhor maneira é a segunda.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!