Techie

Descobrir qual programa acordou o computador

É muito chato quando colocamos o computador em suspensão e ele fica acordando sozinho, sem nem mexermos nele. Alguns programas ou apps podem causar isto. Pois saiba que é possível descobrir qual programa acordou o computador da última vez e desativar o que está causando o problema.


Já mostramos aqui como descobrir o que está impedindo o computador dormir, a dica é parecida.

Descobrir qual programa acordou o computador

Descobrindo o programa que acordou o PC

Clique no botão “Iniciar”, digite “cmd” na busca. Vai aparecer na parte de cima “cmd.exe”, clique com o botão direito do mouse em cima e selecione “Executar como administrador”.

Descobrir qual programa acordou o computador

Digite o seguinte comando:

powercfg -lastwake

A resposta vai mostrar o que acordou o computador da última vez. No meu caso fui eu mesma quem acordei ele, apertando o botão de energia, por isso o resultado “Botão de Energia”.

Descobrir qual programa acordou o computador

Descobrir qual programa acordou o computador

Às vezes pode ser o mouse ou o teclado ou algum dispositivo USB quem acordou seu computador mesmo sem você ter tocado neles. Tarefas agendadas do Windows também podem acordar o computador em um horário específico, e os próprios programas instalados podem criar despertadores automaticamente.

Descobrindo quais dispositivos do PC podem acordá-lo

Para saber quais dispositivos podem acordar seu computador abra o prompt de comando como administrador, como explicado no início do post, digite o comando abaixo e aperte Enter no teclado:

powercfg -devicequery wake_armed

E para ver uma lista dos despertadores (timers de ativação) programados no computador digite o comando abaixo e aperte Enter novamente:

powercfg -waketimers
Descobrir qual programa acordou o computador 2

Como descobrir qual programa acordou o computador

Impedindo programa de acordar computador

É possível parar dispositivos de acordarem seu computador acessando o “Gerenciador de Dispositivo”. Clique em “Iniciar”, digite “Dispositivo” na busca e clique em “Gerenciador de Dispositivo” na parte de cima.

Gerenciador de Dispositivos Windows

Procure pelo dispositivo que apareceu quando você digitou o segundo comando (-devicequery wake_armed), ele aparecerá com o mesmo nome do resultado (no meu caso procurei por “Dispositivo de teclado HID”). Clique com o botão direito do mouse em cima e selecione “Propriedades”.

Descobrir qual programa acordou o computador 3

Na aba “Gerenciamento de Energia” desmarque o quadradinho “Permitir que este dispositivo acorde o computador”. Quando terminar clique em “Ok”.

Descobrir qual programa acordou o computador 4

Pronto, agora esse dispositivo não irá mais acordar seu computador. Repita o processo para os outros que quiser.

Desativando despertadores do Windows

Caso tenha aparecido algum despertador no resultado do comando –waketimers e você não quer que nenhum programa acorde o computador, é possível desativar completamente qualquer despertador no Windows. Para isso clique no botão “Iniciar”, digite “Energia” e clique em “Opções de Energia”.

Descobrir qual programa acordou o computador 5

Clique em “Alterar configurações do plano”.

alterar configurações do plano Windows

Clique em “Alterar configurações de energia avançadas”.

desativar despertadores do Windows

Procure por “Suspender” e clique para expandir. Em “Permitir despertadores” coloque “Desativar” nas duas opções. Quando terminar clique em “Ok”.

desativando despertadores do Windows

Pronto, depois disso seu computador só deve acordar quando você quiser.

Caso prefira não desativar os despertadores por completo, você pode desinstalar o programa que criou o despertador ou modificar as configurações do despertador no próprio programa sem desinstalá-lo.

Informações adicionais com o Visualizador de Eventos

Quem quiser mais detalhes sobre o ocorrido pode procurar no Visualizador de Eventos do Windows. Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone da janela do Windows (1) e selecione “Visualizador de Eventos” (2).

Visualizador de eventos do Windows

Ou então clique no botão iniciar (1) e digite na busca Visualizador (2), a opção aparecerá na parte de cima do menu (3), clique nela para abrí-lo.

visualizador de eventos do Windows Menu Iniciar

No menu da esquerda clique em “Log do Windows, no menu que abrir clique com o botão direito do mouse em “Sistema” e e selecione “Filtrar Log Atual…”. Isso será feito para filtrar somente os logs que interessam.

Filtrar Log Atual do Sistema Windows

Dentro de “Fontes de evento” selecione “Power-Troubleshooter” e clique em “Ok”.

Filtrar Power Troubleshooter no Log do Windows

Vai voltar para a janela principal do visualizador, agora mostrando apenas os logs de quando o computador acordou de um estado de baixo consumo de energia. Clique no log e preste atenção nos campos “Ativar Origem” (mostra o que acordou o computador) e no campo “Registrado” (mostra quando o evento ocorreu).

O sistema continuou após retornar do modo de suspensão

Se em “Ativar Origem” aparecer escrito “Botão de energia” indica que apertaram o botão de energia para acordar o PC. Se aparecer o nome do seu adaptador de rede, por exemplo, “Intel Centrino Wireless N2230”, quer dizer que o PC está configurado para ser ligado ou “acordado” por uma mensagem de rede (Wake-on-LAN).

Se aparecer escrito “Cronômetro” quer dizer que uma tarefa agendada acordou o PC, normalmente aparece o nome da tarefa. Se aparecer “Mouse compatível com HID” (ou teclado) quer dizer que o PC está configurado para acordar quando apertar o mouse ou teclado.

Se aparecer escrito “Desconhecido” não tem como saber, mas pelo menos você pode descobrir o horário que o PC acordou. Será preciso fazer maiores análises para descobrir qual o dispositivo responsável por acordar o computador.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários

  1. Markus Schmidt disse:

    Foi muito útil.Guardei esta página porque odeio quando a Microsoft se comporta como se fosse dona do MEU computador. No meu caso o culpado de acordar o computador foi a Microsoft que agendou para todas as noites 21:30 verificar se havia updates e toda manhã eu pegava meu computador com a bateria vazia.
    Obrigado

    • RainyDays disse:

      De nada Markus! A Microsoft faz umas coisas que são bastante irritantes mesmo, como não temos muita escolha acabamos tendo que ficar usando ela assim mesmo.
      Que bom que pudemos ajudar.
      Abs