Variedades

Dicas para quando cozinhar com alho

Já falamos aqui no site sobre os benefícios do alho para saúde, além de deixarem a comida mais gostosa contribuem reduzindo colesterol do sangue, combatendo bactérias nocivas, combatendo radicais livres que causa envelhecimento precoce e vários outros benefícios para saúde. Se você adora alho então vai gostar destas dicas para quando cozinhar com alho, são dicas para o dia a dia, como descascar alho mais fácil, amassar alho sem espremedor etc.


Dicas para quando cozinhar com alho

Duas maneiras de descascar alho mais fácil

Quanto mais fresco o alho melhor para descascá-lo. Quando está difícil de descascar, uma das dicas é colocar o alho no microondas por 8 segundos antes de descascar ou então colocar dentro da água bem quente por 2 a 3 minutos, isto deve fazer a casca se soltar mais rapidamente.

Outra dica é soltar os dentes de alho da cabeça e colocá-los dentro de uma vasilha. Coloque outra vasilha do mesmo tamanho em cima, fazendo uma bola. Agite bem o alho dentro das vasilhas, com força mesmo. As peles vão se soltar sozinhas e ficarão fáceis de descascar.

 

Dicas para quando cozinhar com alho

Dicas para quando cozinhar com alho

Amassar o alho sem espremedor

Mesmo que não tenha espremedor você pode amassar o alho rapidamente usando um garfo. Coloque o alho em cima da tábua e segure o garfo para que os dentes fiquem pressionados contra a superfície do alho. Vá raspando o alho como se fosse um ralador comum. Ele vai se transformar em uma pasta. É preciso fazer um pouco de força para ir desfazendo o alho conforme esfrega o garfo. Mas pegando o jeito você não vai mais precisar de espremedor.

Não deixar o alho grudar na faca

Se você se irrita quando está cortando o alho pois ele fica grudando na faca, uma das dicas é jogar um pouquinho de sal. O sal ajuda a quebrar o alho em uma pasta e absorve o suco, assim o alho não grudará na faca. Outra maneira é jogar pouquinho de azeite de oliva, ele também ajuda o alho a não grudar.

O que fazer se o alho brotar?

Se a cabeça de alho brotou não jogue fora! Ainda está boa para comer. O que acontece é que um pouco do sabor do alho vai passar dos dentes para os brotos, e ele não ficará mais tão forte, mas não quer dizer que não possa ser comido. Você pode picar os brotos para jogar em cima da salada, eles ficam com sabor bem forte.

Adicionou muito alho na comida?

Se você adicionou alho demais em uma sopa ou ensopado não precisa se preocupar. É só adicionar um pouco de salsa e cozinhar por mais 10 minutos. A salsinha neutraliza o sabor do alho.

Plantar alho

Você sabia que pode plantar uma cabeça de alho que está brotando? Isso mesmo, ela vai crescer e se transformará em uma planta de alho, ótima para locais externos pois insetos odeiam o cheiro do alho e ficarão longe das suas outras plantas.

Estas são algumas dicas para o dia a dia de quem cozinha com alho. Sabe de mais alguma idéia interessante sobre o que fazer com o alho? Que possa facilitar a vida quando preparar comida com ele? Deixe sua opinião nos comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários