Saúde e Beleza

Dicas para tratar hemorróidas

As hemorróidas são veias que ficam inflamadas no reto e no ânus que causam muito desconforto podendo ocorrer sangramento. Muitas pessoas têm vergonha de falar sobre elas, mas o que a maioria das pessoas não sabem é que elas são mais comuns do que se imagina. Veja agora o que são as hemorróidas, como prevenir e algumas dicas para tratar hemorróidas.


Dicas para tratar hemorróidas

O que são hemorróidas?

Elas são veias dilatadas que aparecem como pequenas protuberâncias roxas ou avermelhadas ou às vezes vermelhas e inflamadas ao redor do ânus (reto). Existem dois tipos, as internas, que aparecem no revestimento interno do reto, e as externas, que ficam no exterior do reto e dá para sentí-las quando tocar.

Quais os sintomas da hemorróida?

De acordo com estudos recentes, quase 40% das pessoas têm hemorróidas, mas a maioria nem liga ou não sabe, pois apenas 45% deste grupo têm sintomas. Os sintomas vão depender do tipo de hemorróida.

As internas costumam causar dor e sangramento, você vai sentir quando passar o papel higiênico. Mas o importante é entrar em contato com o médico, pois outras doenças também podem causar sangramento do reto.

Dicas para tratar hemorróidas

Dicas para tratar hemorróidas

No caso das hemorróidas externas existem tipos que causam dor e não sangram, principalmente quando forma hemorróida trombosada. Estas possuem coágulos de sangue que causam muita dor. Você poderá sentir apenas tocando do lado de fora do reto. Normalmente a inflamação e o coágulo diminuem por conta própria com o tempo. Algumas pessoas preferem fazer cirurgia para resolver.

Como diagnosticar hemorróida?

O médico consegue diagnosticar rapidamente a hemorróida com exame simples. As externas podem ser diagnosticadas somente olhando sem necessidade de instrumentos. No caso das internas pode ser necessário inserir o endoscópio no ânus utilizando um tubo, este exame é chamado de anoscopia.

Elas também podem ser diagnosticadas pela colonoscopia.

Como tratar hemorróidas?

Se as hemorróidas não incomodam, então você não precisa fazer nada, pois elas desaparecerão com o tempo.

Se elas costumam incomodar, doem quando você vai no banheiro então você pode seguir as dicas abaixo para tentar diminuir a dor.

Prevenir constipação – a causa mais comum das hemorróidas é a constipação, dificuldade de evacuar, prisão de ventre e outros tipos fazem as hemorróidas ficarem inflamadas (se você sofre de prisão de ventre coma ameixas, são ótimas laxantes naturais)

Evite ficar sentado no vaso muito tempo

Fluidos – as fezes necessitam de bastante líquido para saírem mais facilmente

Fibras – as fibras ajudam na evacuação, um adulto necessita de cinco porções de frutas e vegetais por dia

Sal de Epsom pode ser usado para aliviar as dores causadas pela hemorróida, basta realizar banho de assento com o sal de Epsom várias vezes ao dia (pode usar a banheira ou bacia/balde raso com abertura grande que seja possível sentar dentro, misture bem o sal para dissolvê-lo antes de sentar)

Cremes para hemorróidas como Proctyl, Ultraproct, Proctosan e outros que possuem hidrocortisona são usados para aliviar a dor e podem ser aplicados diretamente na hemorróida externa ou com um aplicador nas que forem internas

Cirurgias são realizadas nos casos mais graves e como último recurso. O procedimento mais utilizado é a ligação elástica das hemorróidas. Existem outros procedimentos como remoção com laser ou injetar produtos químicos.

É importante lembrar que a gravidez também é um fator causador de hemorróidas. Todas mulheres grávidas evetualmente desenvolverão hemorróidas. Mas normalmente são hemorróidas leves que passam com o tempo, não sendo necessário outros procedimentos.

Nos casos graves é muito importante entrar em contato com o médico especialista. Se as dicas não adiantarem para o alívio da dor, também procure seu médico para ele indicar alguma dose mais forte de remédio.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário