Saúde e Beleza

Diferenças entre os tipos de açúcar

Que o açúcar é o grande vilão de quem quer emagrecer muita gente já sabe. Só que existem vários tipos de açúcar no mercado e muita gente acha que um acaba sendo mais saudável que o outro. Saudável nenhum deles é, sinto dizer, mas pode existir um “menos pior” que pode ser usado em sua receita. Para ajudar na sua escolha, iremos explicar abaixo quais as diferenças entre os tipos de açúcar que estão disponíveis no mercado.


Diferenças entre os tipos de açúcar encontrados de maneira mais fácil

Diferenças entre os tipos de açúcar

Diferenças entre os tipos de açúcar

Antes de mais nada é bom esclarecer o seguinte, assim como outros alimentos como a farinha branca e o arroz, quanto mais branco for o açúcar mais processos e aditivos químicos ele recebeu. Você já viu a natureza produzir algo tão branquinho quanto o açúcar refinado?

Açúcar mascavo

De cor escura, ele não passa por processos para refinamento, por isso também possui uma qualidade nutricional melhor que o refinado, além de vitaminas e minerais. Ele é extraído logo após o cozimento do caldo da cana. Nem por isso deve ser consumido com exagero.

Açúcar demerara

Considerado um dos mais “saudáveis” (açúcar não é saudável gente, desculpa) por não receber aditivos químicos e passar por poucos processos de refinamento. Os grãos possui uma cor marrom clara e desta forma consegue manter valores nutricionais próximos do açúcar mascavo.

Açúcar refinado

É o açúcar mais consumido pelos brasileiros. É aquele açúcar branquinho que você compra no supermercado. Durante o processo de refinamento são adicionados uma série de componentes químicos (um deles é o enxofre) que o deixam com a cor extremamente branca e com sabor delicioso. Ele se transforma em um produto de calorias vazias.

Frutose

Já parou para ler o rótulo de algum alimento que diz ser “zero açúcar” e dentro da lista de ingredientes você encontrou frutose? Pois é, a frutose é um tipo de açúcar que é extraído das frutas e do milho. Frutas são na verdade “doces da natureza”. É extremamente doce (chega até a ser 30 vezes mais que o açúcar comum) e engorda tanto quanto o açúcar refinado.

Açúcar light

Trata-se de um produto totalmente industrializado, pobre em nutrientes que nada mais é do que uma combinação de açúcar refinado com adoçantes artificiais, os famosos aspartame, ciclamato de sódio e sacarina. Desta forma, deixam o produto final com um poder quatro vezes maior para adoçar. Nem preciso dizer que isto é uma agressão para a sua saúde.

Açúcar orgânico

Não utiliza nenhum ingrediente artificial na sua produção, desde o plantio até a casa do consumidor. É mais grosso e escuro que o refinado. Não adoça tanto, mas é menos agressivo para o organismo.

Açúcar cristal

É aquele açúcar que possui cristais grandes e transparentes. Muito usado na decoração de doces pois não é facilmente dissolvido. Mesmo assim, é muito usado também no preparo de bolos.

Açúcar de confeiteiro

Passa por um processo de peneiragem durante a sua produção. Também sofre a adição de amido de milho para manter a aparência de “talco de bebê”.

Açúcar de coco

O néctar obtido das folhas da palma de coco é cozido e desta forma se consegue uma espécie de caramelo. Este caramelo frio é triturado e desta forma está pronto para usar. É um açúcar de baixo índice glicêmico, mas mesmo assim, viciante como todas as outras formas. Veja também os benefícios do óleo de coco para a saúde.

Agora que você já conhece a diferença entre os diferentes tipos de açúcar, procure uma alternativa mais saudável para a sua saúde e tente, aos poucos, diminuir a quantidade que consome todos os dias, principalmente se você tem o objetivo de emagrecer.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário