Efeitos do estresse na saúde

O estresse é um mal que atinge a cada vez mais pessoas em todo o mundo. A pressão no trabalho, nos estudos e na vida pessoal só dificulta ainda mais a simples tarefa de viver. Por isso, os efeitos do estresse na saúde estão cada vez mais presentes. Ele é responsável por desencadear uma série de doenças e complicações que poderiam ser facilmente evitadas caso o estresse não fosse tão presente.


O que é o estresse?

Trata-se de uma resposta do nosso organismo para as mais diversas situações que vivemos no dia a dia. Estas respostas podem ser fisiológicas ou emocionais. O estresse pode ser um “coisa boa” quando nos alerta para evitar uma situação de perigo. Porém, torna-se extremamente prejudicial quando torna-se frequente.

Os principais efeitos do estresse na saúde

Efeitos do estresse na saúde

Quando a sensação de estresse se torna constante, o corpo humano pode reagir de diversas maneiras. Os principais efeitos do estresse na saúde seriam os seguintes:

Dores musculares intensas

Quando estamos estressados, os músculos tendem a se contrair mais. Por isso, podem aparecer dores musculares intensas. Você já acordou com a sensação de ter tomado uma surra durante a noite? Mesmo depois de boas horas de sono? Você pode ter dormido por conta do cansaço, mas o seu corpo não relaxou. Por isso a sensação de cansaço permanece.

Aumento de pressão arterial e chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares

O estresse geralmente aumenta a frequência cardíaca, o que faz com que haja um desgaste maior no seu coração, aumentando a chance de desenvolvimento de doenças. Este desgaste faz ainda com que o sangue tenha que “fazer mais força” para passar pelas veias, o que acarreta no aumento da pressão arterial. Isto acontece também porque os níveis de cortisol do organismo aumentam muito em situação de estresse. Este hormônio ainda pode elevar os níveis de colesterol ruim do organismo.

Diminuição do sistema imunológico

O estresse afeta o sistema de defesa do organismo. Com isso, a cicatrização de ferimentos ou o combate a simples doenças como um resfriado se torna mais lenta.

Pode desencadear doenças de pele

Algumas doenças de pele como a urticária e o eczema podem ser desenvolvidas após situações de estresse constantes.

Pode ocasionar problemas de digestão

Os hormônios relacionados ao estresse podem retardar a liberação de ácido gástrico. Desta forma, a digestão se torna mais lenta e ainda podem existir casos de prisão de ventre.

Aumento de peso

Um dos mais populares efeitos do estresse na saúde é justamente o aumento de peso. Os hormônios desregulados aumentam o desejo de consumo de açúcar, doces, chocolates e outros.

Outros efeitos do estresse na saúde

Além dos efeitos que mencionamos acima, outros efeitos do estresse na saúde são: má qualidade do sono, depressão, isolamento, irritabilidade, problemas de memória, dores de cabeça, ansiedade, náuseas, perda de libido, dentre outros.

Como evitar o estresse

Nós já demos aqui no site algumas dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo. Existem também tratamentos caseiros para amenizar os sintomas do estresse. Um deles é o chá de camomila, que é um ótimo calmante natural. Tente também fugir de situações em que você saiba que irá se estressar e se sentir mal depois. É difícil, mas é necessário aprender se quisermos cuidar bem da nossa saúde.

Nenhuma resposta para “Efeitos do estresse na saúde”

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.