Techie

Como Encontrar Pastas Vazias no Windows

A maioria das vezes que excluímos programas do Windows as pastas principais acabam não sendo excluídas e ficam lá vazias, às vezes atrapalhando o que você tem para fazer. As pastas vazias não interferem no sistema, mas podem ser bastante irritantes. Por isso é interessante apagar essas pastas vazias e uma boa maneira de encontrar pastas vazias no Windows é usando o programa grátis Remove Empty Directories (RED) que tem até versão portátil, ou seja, não precisa nem de instalação. Ele escaneia o HD em busca de pastas vazias e lista todas as pastas que encontrou, mostrando os atributos de cada uma, para facilitar na hora de saber qual é a pasta raiz, se é pasta oculta ou bloqueada.


Como Encontrar Pastas Vazias no Windows

É importante tomar cuidado quando for excluir pastas vazias, pois algumas pastas do sistema ficam vazias mas não quer dizer que não sejam importantes para o funcionamento do Windows. O melhor é escanear sempre locais que você saiba que não tenham pastas do sistema, e escanear aos poucos, para não excluir alguma pasta essencial sem querer.

Para escanear alguma parte do sistema basta clicar em “Browse” (1) no canto superior direito e escolher o local que quiser, depois clique no botão “Scan folders” no menu inferior. Abrirá uma lista mostrando todas as pastas vazias em vermelho. Caso apareça no resultado algumas pasta que você não quer que seja excluída, basta clicar com o botão direito do mouse em cima e selecionar “Protect once” (2) assim ele irá proteger a pasta e não vai deixar ela ser excluída ao clicar no botão “Delete folders” (3). Se preferir você pode adicionar essa pasta na lista de ignorados (Add to ignore list).

Encontrar Pastas Vazias no Windows

Quando proteger a pasta ela aparecerá em azul, ao invés de cinza ou vermelho. Pastas em cinza são pastas que não serão excluídas mas fazem parte do diretório da pasta vazia, elas são mostradas para você ter certeza que as pastas vazias não são pastas do sistema.

Encontrar Pastas Vazias no Windows 2

Ao clicar com o botão direito do mouse em cima de uma pasta da lista é possível ainda abrir a pasta no Windows Explorer (Open in Explorer), escanear apenas o diretório da pasta (scan only this directory) e excluir tudo incluindo os subdiretórios (cuidado com essa opção!).

Nas configurações (Settings) que ficam na aba superior, é possível escolher o que será feito com as pastas excluídas. O padrão é jogar na lixeira tudo que é apagado. Também é possível selecionar padrões para serem ignorados e diretórios para não serem escaneados na busca.

Remove Empty Directories necessita do Microsoft .Net Framework 3.5 ou superior para funcionar, caso não tenha o Net Framework ele irá solicitar a instalação na hora que for instalado. Compatível com Windows XP, Vista, Windows 7 e Windows 8.

Baixe o Remove Empty Directories (RED) no site oficial. Se quiser a versão portátil é só clicar no link “Portable (ZIP file, no installer)“.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!