Esconder Pastas no Windows com WinMend Folder Hidden

Às vezes precisamos esconder pastas em um computador que dividimos com família ou amigos, para não mexerem em arquivos importantes. Esconder somente usando a opção que já vem no Windows não é mais o suficiente, pois é muito fácil acessar essas configurações pelo Painel de Controle e mostrar todos os arquivos do sistema. Por isso o WinMend Folder Hidden pode ser útil, ele esconde a pasta de uma maneira que ela não apareça mesmo que os arquivos ocultos estejam marcados para aparecerem no Windows. Os arquivos ficam escondidos mesmo que você conecte o HD em outro computador, ou seja, você pode usar o programa até para esconder uma pasta em um pen drive, por exemplo. Atenção! Ele não criptografa a pasta em questão, portanto se seus arquivos são confidenciais, o melhor é usar um programa de criptografia como, por exemplo, DiskCryptor.


Esconder Pastas no Windows

O WinMend Folder Hidden é protegido por senha, quando abrir o programa pela primeira vez será preciso escolher uma senha. Digite-a duas vezes e clique em “Ok”.

Esconder Pastas no Windows 1

Sua interface é bem simples, para esconder uma pasta é só clicar em “Hide Folder” no menu da direita, se quiser esconder arquivos é só clicar em “Hide File”. O botão “Unhide” (Reexibir) exibe a pasta e arquivos novamente e o “Set to hide” é para esconder depois que tiver usado o “Unhide“.

Esconder Pastas no Windows

Ao clicar em “Hide Folder” abra a janela do Windows para você procurar pela pasta que quer quer esconder. Selecione a pasta que quiser e clique em “Ok”. O mesmo acontece com arquivos, basta clicar em “Hide File” e procurar pelo arquivo que quer esconder.

Esconder Pastas no Windows 3

Repare que quando adiciona um arquivo e ele estiver escondido aparece escrito “Hidden” (Escondido) dentro do campo “Status” do lado direito do nome. Se o arquivo estiver visível aparecerá como “Visible“. Se o arquivo estiver aparecendo como “Hidden” não é possível removê-lo do programa pois o botão “Remove” não fica clicável, é preciso colocar o arquivo como “Visible” para poder removê-lo do programa.

Esconder Pastas no Windows 4

É possível esconder quantos arquivos e pastas você quiser. Sempre que precisar acessar seus arquivos, abra o programa clicando no atalho “Folder Hidden” e coloque a pasta/arquivo como “Unhide” (Reexibir). Depois que acabar de usar e quiser esconder, abra o programa, selecione o quadradinho da pasta/arquivo e clique no botão “Set to hide” para escondê-lo novamente.

Se desinstalar o Folder Hidden quando ele ainda estiver escondendo alguma pasta ou arquivo, será preciso instalá-lo novamente para colocar essa pasta/arquivos como visíveis, senão você não vai mais conseguir encontrá-los. Nunca esqueça a senha, senão você não poderá mais modificar suas opções!

É um bom programinha que consegue proteger seus arquivos em um computador que divide com a família. Lembrando que não é o mesmo que criptografar, uma vez que o arquivo ainda estará no HD sem proteção, ele está apenas escondido.

Compatível com Windows Vista/7/8/8.1.

Faça download do WinMend Folder Hidden no site oficial.

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.