Techie

Como Evitar que Windows Reinicie Sozinho

Quantas vezes você estava trabalhando no computador e por causa de uma maldita atualização do Windows ele reiniciou automaticamente e você perdeu tudo que estava fazendo? Ou quando instalamos algum programa e ele faz o Windows reiniciar sem nem perguntar se é isso que queremos? A reinicialização do sistema nesses casos é necessária, mas não precisa ser uma coisa repentina para nem termos tempo de salvar o que estamos fazendo. É aí que entra o ShutdownGuard, um pequeno aplicativo que ajuda a evitar que o Windows reinicie sozinho.


Como Evitar que Windows Reinicie Sozinho

ShutdownGuard é bem simples, baixe no site oficial (link no final do post). Na hora de instalar deixe em inglês (quem preferir pode selecionar espanhol, mas não tem português) e clique “Ok”.

Evitar que Windows Reinicie Sozinho 1

Deixe marcada a opção para checar por atualização (Check for update) e clique “Next“.

Evitar que Windows Reinicie Sozinho 2

Selecione a pasta que quer salvar e clique em “Install“.

Evitar que Windows Reinicie Sozinho 3Pronto, clique em “Finish“.

Evitar que Windows Reinicie Sozinho 4

O ícone de um cadeado do ShutdownGuard aparecerá ao lado do relógio do Windows. Clicando com o botão direito nele aparecem as opções para “Desativar” (Disable), desativa o aplicativo, “Esconder ícone” (Hide tray), “Opções” (Options) e “Desligar” (Shutdown).

Evitar que Windows Reinicie Sozinho 5

Agora sempre que o Windows for reiniciar aparecerá o aviso de “Esperando por ShutdownGuard” e o Windows não desligará sozinho. Se quiser reiniciar clique em “Forçar reinicialização”.

Evitar que Windows Reinicie Sozinho

Ele tentará sempre não deixar o Windows reiniciar sozinho mas, como o próprio desenvolvedor avisa, ele não é infalível. Alguns programas podem forçar a reinicialização e ele não conseguirá parar. Mas a maioria das vezes ele consegue proteger o usuário.

Compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8.

Baixe o ShutdownGuard no site oficial.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!