Como evitar que Windows reinicie sozinho

Como evitar que Windows reinicie sozinho? Estava trabalhando e do nada o computador reiniciou sozinho por causa de uma maldita atualização? Ou instalou um programa e ele está querendo forçar a inicialização? Neste post vamos falar sobre o programa portátil Don’t Sleep para Windows, que você pode usar para não permitir que o Windows reinicie sozinho. Ele previne desligamento inesperado, suspensão e reinicialização.


Apesar do Don’t Sleep ser um programa antigo, ele funciona no Windows 10 e instala em português.

Don’t Sleep para evitar que Windows reinicie sozinho

Comece fazendo download no Softpedia ou MajorGeeks. Se seu computador for Windows 64 bits baixe a versão x64. Como o programa é portátil, não precisa de instalação, basta descompactar e clicar no arquivo “DontSleep.exe” para rodar.

A tela principal do programa mostra ativada a aba “Por favor adormeça”. Para bloquear a reinicialização ou desligamento clique na aba “Por favor não adormeça”. O ícone ficará vermelho, depois é só clicar no “Para-bandeja” ou no “x” no canto superior direito da tela, para minimar o programa para bandeja do sistema.

Don't Sleep para evitar que Windows reinicie sozinho
Don’t Sleep para evitar que Windows reinicie sozinho

Se alguma coisa no computador tentar reinicialização ou desligamento, não irá conseguir pois ele está bloqueado pelo “Don’t sleep”.

O ícone vermelho ficará aparecendo próximo ao relógio do Windows. Clicando com botão direito do mouse no ícone, você pode desabilitar o bloqueio desmarcando o “Habilitar” ou sair do programa clicando em “Sair” (para fechar completamente e parar o bloqueio do computador). Dentro de “Opções” é possível selecionar para o programa iniciar habilitado ou desabilitado com o Windows.

ícone do Don't Sleep ativado para evitar que Windows reinicie

Na tela “Por favor não adormeça” do Don’t Sleep, você pode desmarcar a opção “Protetor de tela/ Desligar monitor”, caso não queira que o monitor permaneça o tempo todo ligado.

E dentro de “Timer” que aparece na parte debaixo da tela “Por favor não adormeça”, você pode especificar um tempo para o bloqueio ficar ativo e após este tempo, ele realizar alguma ação que pode ser selecionada no menu, inclusive “Sair e forçar desligamento”.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.