Como excluir pontos de restauração do Windows e desativar por completo


Como excluir pontos de restauração do Windows e desativar a Proteção do Sistema por completo? Neste post explicaremos como apagar todos pontos de restauração criados para não ocupar espaço no HD e ainda como desativar a proteção do sistema por completo caso não queira mais usar.

A Restauração do Sistema do Windows não é um backup e não restaura tudo que você tinha no computador caso dê algum problema e tenha que ser utilizada. Se você perder algum arquivo, a restauração do sistema não consegue recuperar esse arquivo! Ele é mais um backup do registro e de alguns outros dados, mas não restaura arquivos que tenham sido apagados.

Excluir pontos de restauração do Windows

Comece abrindo a Restauração do sistema dentro de Propriedades do Sistema. Para isso clique no botão iniciar, digite pontos de restauração e clique na opção que aparecerá na parte superior do menu “Criar ponto de restauração”.

Abrir Proteção do Sistema Windows restauração

Dentro do campo “Configurações de proteção”, selecione o drive que está o “Sistema” instalado depois clique em “Configurar”.

Drive sistema configurar proteção sistema Windows

Clique em “Excluir” do lado direito de “Exclua todos os pontos de restauração para esta unidade”.

Excluir pontos de restauração para esta unidade Windows
Excluir pontos de restauração para esta unidade Windows

Vai abrir o aviso que “Não será possível desfazer alterações indesejadas no sistema nesa unidade. Tem certeza que deseja continuar?” clique em “Continuar”.

Além de excluir você também pode reduzir o espaço que será ocupado pelso arquivos de restauração, deslizando o botão azul para esquerda.

Desativar Restauração do Sistema

Se você nunca utilizou este recurso e achar ele inútil, pode desativá-lo por completo.

Na mesma janela de “Proteção do sistema” selecione “Desativar a proteção do sistema”. Em seguida deslize o botão azul completamente para esquerda, clique em “Excluir” para apagar qualquer vestígio que possa estar presente no sistema e clique em “Aplicar”.

Desativar a proteção do sistema Restauração Windows

Depois é só clicar em “Ok” para fechar esta janela.

Deixando desativado nenhum espaço do HD será utilizado para criar pontos de restauração do sistema.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.