Extensão Alerta de Senha do Google contra phishing

O Google acaba de lançar a extensão Alerta de Senha do Google para Chrome para ajudar seus usuários a se protegerem contra ataques de phishing que visam contas do Google. Para quem não sabe, phishing é um golpe online de falsificação onde os golpistas usam sites maliciosos, mensagens ou emails para fazer a pessoa entregar suas informações sigilosas como números do cartão de crédito ou dados da conta bancária. Uma das maneiras mais seguras de se proteger contra esse tipo de ataque é usando a verificação em duas etapas, que adiciona mais uma camada de segurança à sua conta.


Com a Alerta de Senha o Google pretende melhorar ainda mais a proteção contra phishing. Ela alerta o usuário se ele colocar os dados de login do Google em um site falso. O Google escaneia as páginas que tenham o login do Google para saber se são legítimas ou não.

Extensão Alerta de Senha do Google contra phishing

Comece instalando na Chrome Web Store.

Quando instalar a extensão Alerta de Senha abrirá um pequeno aviso no canto inferior direito do Chrome. Clique em “Faça login”.

Login no alerta de senha do Google Chrome

Digite sua senha do Google na página que abrir e pronto. A extensão estará configurada e funcionando no fundo, sem interferir com o que estiver fazendo no navegador.

É preciso fazer login para a extensão saber qual senha irá proteger. Ela protege apenas o perfil ativo no navegador. A extensão não armazena sua senha ou as teclas que usou, mas sim uma miniatura segura da sua senha. Esta é comparada a uma miniatura das teclas que você usou recentemente dentro do Chrome. Por isso se você usa a mesma senha para várias contas diferentes, o alerta aparecerá mesmo que não seja conta Google.

Agora quando digitar sua senha em uma das páginas falsas de phishing aparecerá o alerta para redefinir a senha:

Extensão Alerta de Senha do Google

Extensão Alerta de Senha do Google

Se tiver certeza que o site é legítimo clique em “Ignorar desta vez” ou “Sempre ignorar para este website”. Se não tiver certeza, o melhor é modificar sua senha na mesma hora. Clique em “Redefinir senha” (1) e você será levado para página de segurança do Google.

Se você usa o Chrome e usa os serviços do Google com muita frequência, então vai gostar de extensão Alerta de Senha. É importante lembrar que para a extensão funcionar a senha tem que ter, no mínimo, oito caracteres.

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.