Faça isso para pagar menos na sua assinatura do Microsoft 365

Se você é usuário do Microsoft 365, pode ter notado uma mensagem recentemente informando que o Copilot, ferramenta de IA da Microsoft, agora faz parte do seu plano. No entanto, esse “presente” vem acompanhado de um aumento no preço que pode passar despercebido.

Como pagar menos na sua assinatura do Microsoft 365

Como pagar menos na sua assinatura do Microsoft 365

O pacote do Microsoft 365 com Copilot aumenta o preço automaticamente

A partir de janeiro de 2025, os aplicativos do Microsoft 365 incluirão automaticamente o Copilot, a ferramenta de inteligência artificial da Microsoft. Antes, o Copilot Pro era um complemento opcional e robusto para quem quisesse utilizá-lo no fluxo de trabalho. Agora, ele será integrado diretamente aos aplicativos do Office, como Word, Outlook, PowerPoint, entre outros, sem que o usuário tenha escolha.

Essa atualização ocorrerá automaticamente na próxima renovação da sua assinatura do Microsoft 365 e resultará em um aumento de 41,7%. Se você não estiver interessado nas funcionalidades do Copilot ou simplesmente não quiser pagar mais, é possível voltar para um plano sem IA.

Como voltar para um Plano Clássico (sem Copilot)

Reverter para o plano padrão, ou “Clássico”, como a Microsoft o chama, não é tão simples. Isso não surpreende, já que a empresa provavelmente prefere que você continue no plano com IA.

Siga os passos abaixo para alterar sua assinatura para um plano sem o Copilot:

  1. Acesse a página de Assinaturas da Microsoft em um navegador.
  2. Encontre seu plano (Microsoft 365 Família ou Microsoft 365 Pessoal). Lá, você verá a data da próxima cobrança e o valor correspondente.
  3. No canto superior direito da descrição do plano, selecione Gerenciar.
  4. Role até o final das opções de gerenciamento e clique no botão Cancelar assinatura.
    • Não se preocupe! A Microsoft não facilita o cancelamento. Na próxima página, haverá várias opções para convencê-lo a permanecer, incluindo uma possível oferta de extensão gratuita.
  5. Desça até a seção de planos chamada Escolha um plano que seja ideal para você.
  6. Escolha o plano Clássico, sem Copilot, para manter o preço antigo — pelo menos por enquanto.

⚠️ Atenção

De acordo com o suporte da Microsoft, os planos Clássico Pessoal e Clássico Família “podem não estar sempre disponíveis”. Isso significa que, em algum momento, o aumento de preço pode ser inevitável.

A inflação de preços em assinaturas é iminente

Não é agradável quando um serviço de assinatura aumenta o preço por um recurso que você não escolheu, mas é bom saber que, neste caso, há uma forma de manter o controle.

Esses aumentos são cada vez mais comuns. Plataformas de streaming, como Netflix e YouTube TV, também têm elevado suas tarifas — o plano sem anúncios da Netflix agora custa R$44,90, enquanto o YouTube Premium subiu para impressionantes R$24,90

Embora a integração do Copilot com os aplicativos do Office marque a primeira vez desde 2013 que a Microsoft aumenta os preços, a chegada da IA em nossos softwares é inevitável. Apesar disso, ainda há certa flexibilidade para desativar ou evitar essas funcionalidades.

Se você prefere evitar esse aumento, aproveite a oportunidade para ajustar seu plano agora, antes que as opções sem IA se tornem indisponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *