Techie

Como fazer backup das suas contas nas redes sociais

As pessoas sempre falam que quando colocamos uma coisa na internet ela ficará lá para sempre, mas não é bem assim. Se uma empresa como o Twitter fecha um dos seus serviços, todos os dados contidos nele serão perdidos para sempre. Por isso é importante sempre fazer backup das suas contas nas redes sociais. Confira agora como fazer backup dos seus dados no Twitter, Instagram, Facebook, Flickr, LinkedIn e Google.


Fazer backup das suas contas nas redes socias

Facebook

No Facebook é bem simples para fazer backup dos dados. Acesse as Configurações Gerais da Conta. Se não conseguir entrar pelo link faça login na sua conta, clique na setinha para baixo e selecione “Configurações”.

setinha configurações do Facebook

Dentro da aba “Geral” clique em “Baixe uma cópia” dos seus dados do Facebook.

Baixe uma cópia dos dados do Facebook

Fazer backup das suas contas nas redes socias Facebook

Depois clique em “Abrir meu arquivo”.

Abrir meu arquivo de dados do Facebook

 

Você terá que digitar a senha para confirmar, depois clicar novamente em “Abrir meu arquivo”.

Em seguida ele vai explicar que vão preparar seus dados para serem baixados. Quando estiverem prontos você receberá um email do Facebook avisando. É só clicar no link e depois baixar o arquivo que será disponibilizado zipado. Você poderá visualizar as informações clicando em “index.htm” os dados serão abertos em uma página HTML, veja mais detalhes aqui.

Twitter

No Twitter é bem simples e parecido com o Facebook. Faça login no site e acesse as Configurações de Conta. Caso não consiga entrar pelo link, faça login na sua conta, clique na sua foto no canto superior direito e selecione “Configurações e privacidade”.

configurações e privacidade Twitter pc

Vai abrir as configurações da “Conta”. Desça na tela toda e clique no botão “Solicitar o seu arquivo”.

Fazer backup dos dados do Twitter

Seus dados serão preparados e, dentro de 24 horas, você receberá um email do Twitter com o link para download. Procure pelo email do Twitter na caixa de entrada do seu email e clique no botão “Baixar agora”.

Fazer backup das suas contas nas redes socias Twitter

Fazer backup das suas contas nas redes socias Twitter

Vai abrir a página do Twitter, clique em “Baixar”.

Baixar seu arquivo do Twitter

Salve o arquivo no computador, descompacte-o e clique em “index.html” para visualizar tudo em uma página HTML no seu navegador.

Instagram

Infelizmente o Instagram não possui ferramenta oficial para backup dos dados. Para conseguir fazer backup da sua conta é preciso usar a ferramenta Instaport que agora pertence ao Vibbi. Acesse https://vibbi.com/instaport. Digite seu nome de usuário ou cole o link do seu perfil no campo “Get Started” e clique em “Continue”.

Fazer backup das suas contas nas redes socias Instagram

Fazer backup das suas contas nas redes socias Instagram

Aguarde ele analisar os posts, vão aparecer duas setas girando dentro do botão “Continue”, dependendo da quantidade de dados pode demorar um pouco. Seu perfil do Instagram precisa estar marcado como público para ele poder puxar os dados.

Se achar que está demorando demais clique no endereço na barra de endereços para selecioná-lo e aperte Enter no teclado, isso deve fazer os tweets abrirem em uma nova página. Se ainda assim não abrir, repita clicando no endereço para selecionar e apertando Enter no teclado, na minha segunda tentativa abriram as fotos em uma nova página.

Para fazer download de tudo de uma vez só basta clicar no botão preto “Download all posts” (3). Caso queira escolher é só clicar na bolinha branca para selecionar os posts (1) e depois clicar em “Download selected” (2).

Backup de fotos do Instagram com Instaport

Aparecerá a mensagem “Precessing”, aguarde pois pode demorar algum tempo. Quando terminar vai abrir a janela de download do arquivo compactado e as fotos estarão em formato jpg. Para visualizá-las é só descompactar no seu computador.

Flickr

O Flickr também não possui ferramenta oficial para backup. Existem alguns programa específicos para isso, mas um dos mais usados é o Bulkr (Windows, Mac e Linux), que possui versão grátis e paga, a diferença é que na grátis você não pode fazer download da imagem original somente em tamanhos “Pequeno”, “Médio” ou “Grande” (sendo que a “Grande” serve para a maioria das pessoas). Ao entrar no site, clique em “Install Now” ele irá verificar se você tem o Adobe Air instalado, se não tiver aparecerá a opção para download do Adobe Air também, clique em “Sim”.

download Bulkr para fazer backup do Flickr

Vai aparecer o aviso na parte de cima do navegador falando que o Adobe Flash Player deseja acessar seu computador, clique em “Sim”. Abrirá a janela falando que o app será instalado, clique em “Instalar”, depois “Continuar” e na janela do Adobe Air clique em “Concordo”.

Depois que instalar é só clicar em “Connect to Flickr“.

conectar bulkr no Flickr para backup

Autorize o app a acessar sua conta. Clique no “Next” da direita e depois selecione “Ok, I’ll Authorize It“.

autorizar Bulkr a acessar conta Flickr

Abrirá a tela do aplicativo, clique em “Complete authorization” e depois em “Let’s get started“. O aplicativo irá mostrar quantas fotos você tem no Flickr, para backup de todas as fotos clique em “Backup your photostream“.

Selecione o tamanho que quer fazer download (1), se quiser modificar a pasta em que as fotos serão salvas é só clicar em “Choose” dentro do campo “Folder“, para finalizar clique em “Start Download” (2). As opções com cadeado só estão disponíveis na versão paga.

Opções de download das fotos do Flickr com Bulkr

Depois é só aguardar o download terminar. Dependendo da quantidade de fotos o processo pode demorar um pouco.

Fazer backup das suas contas nas redes socias Flickr

Fazer backup das suas contas nas redes socias Flickr

Quando terminar clique em “View folder” para abrir a pasta onde as fotos foram salvas. E, se não for mais usar o app, lembre-se de desautorizar o Bulkr de acessar sua conta do Flickr.

Google

O Google possui uma ferramenta no próprio site para fazer download dos dados. Basta acessar o serviço Ferramenta de Dados. Selecione os produtos (1) que quer baixar, basta deslizar o botão para direita, ele ficará azul. Depois clique nos detalhes (2) dos que tiverem, para escolher se quer modificar alguma coisa (3). Quando terminar clique em “Próxima” (4).

Como fazer backup dos dados do Google e Gmail

Em “Tipo de arquivo” (1) selecione o formato do arquivo que será criado. Em “Tamanho do arquivo” você pode escolher o tamanho máximo que quer que o arquivo tenha, se seus dados ocuparem mais espaço que o tamanho escolhido eles serão divididos em vários arquivos. Em “Método de exibição” (2), selecione se quer receber um link no seu email para o download, se quer salvar no Google Drive (lembre-se que é o mesmo espaço que você tem no Gmail, pode não ser uma boa idéia salvar no Google Drive), salvar no Dropbox ou salvar no OneDrive. Quando terminar clique em “Criar arquivo” (3).

Personalizar formato de arquivo backup dados Google

Dependendo da quantidade de dados o processo pode demorar dias para o download ficar pronto.

preparo dos dados do Google para Backup

Quando estiver pronto você receberá um email do Google com o link para download do arquivo zipado. Depois é só descompactar no computador para visualizar. No arquivo de backup não são incluídas músicas que tenha no Google Play Música.

LinkedIn

O LinkedIn também possui ferramenta para backup no próprio site. Basta acessar as Configurações de Conta. Se não abrir pelo link, faça login no site, passe o mouse em cima da sua foto “Eu” no canto superior direito e clique em “Configurações e privacidade”.

configurações e privacidade LinkedIn

Desça na tela, dentro do campo “Informações básicas” clique e m”Obter um arquivo com seus dados”.

Obter um arquivo com seus dados do LinkedIn

Você pode escolher se quer “Apenas arquivo de transferência rápida” ou “Arquivo de transferência rápida e demais dados” (1). O primeiro é enviado em 10 minutos para seu email, o segundo demora 24 horas para ficar pronto e ser enviado para seu email. Selecione o que preferir e clique em “Solicitar arquivo” (2), digite sua senha e clique em “Concluído”.

Fazer backup das suas contas nas redes socias LinkedIn

Fazer backup das suas contas nas redes socias LinkedIn

Depois é só aguardar para receber o email com o link de download. Nesta página do LinkedIn você pode ver o que será enviado em 10 minutos e o que será enviado em 24 horas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário