Como fazer backup das suas contas nas redes sociais


Como fazer backup das suas contas nas redes sociais? As pessoas sempre falam que quando colocamos uma coisa na internet ela ficará lá para sempre, mas não é bem assim. Se uma empresa como o Twitter fecha um dos seus serviços, todos os dados contidos nele serão perdidos para sempre. Por isso é importante sempre que possível baixar suas informações para ficarem guardadas.

Explicaremos neste post como fazer backup dos seus dados no Facebook, Twitter, Instagram, Google, LinkedIn e Flickr.

Fazer backup das suas contas nas redes socias

Facebook

No Facebook é bem simples para fazer backup dos dados. Acesse as Configurações Gerais da Conta. Se não conseguir entrar pelo link faça login na sua conta, clique na setinha para baixo e selecione “Configurações”.

setinha configurações do Facebook

No menu da esquerda entre em “Suas informações no Facebook” e do lado direito clique em “Baixar suas informações”.

Baixar informações do Facebook fazer backup das suas contas
Baixar informações do Facebook, fazer backup das suas contas

Nesta página você pode escolher o intervalo de tempo que quer baixar, se quiser tudo deixe em “Todos meus dados”. Escolha o formato, em “HTML” as informações abrirão no navegador (mais fácil para visualizar) e escolha a qualidade da mídia baixada. Na parte debaixo selecione as informações que você quer que sejam adicionadas no arquivo de backup. Quando terminar clique em “Criar arquivo”.

Solicitar cópia de todas suas informações no Facebook

Vai aparecer o aviso “Uma cópia das suas informações está sendo criada”. Quando estiver tudo pronto você receberá email e notificação dentro do Facebook, “Seu arquivo de informações do Facebook está pronto”. É só clicar no link do email ou em cima da notificação ou voltar na página “Baixar suas informações”. Depois clique no botão “Baixar”.

Baixar arquivos backup de dados do Facebook

Você poderá visualizar as informações clicando em “index.htm” os dados serão abertos em uma página HTML, veja mais detalhes aqui.

Resumo

Facebook.com > Setinha > Configurações > Suas informações no Facebook > Baixar suas informações > Intervalo > Formato > Qualidade > Criar arquivo > Abrir email > Baixar

Twitter

No Twitter é bem simples e parecido com o Facebook. Faça login no site e acesse as Configurações de Conta. Caso não consiga entrar pelo link, faça login na sua conta, clique na sua foto no canto superior direito e selecione “Configurações e privacidade”.

configurações e privacidade Twitter pc

Vai abrir as configurações da “Conta”. Desça na tela toda e clique no botão “Solicitar o seu arquivo”.

Fazer backup dos dados do Twitter

Seus dados serão preparados e, dentro de 24 horas, você receberá um email do Twitter com o link para download. Procure pelo email do Twitter na caixa de entrada do seu email e clique no botão “Baixar agora”.

Fazer backup das suas contas nas redes socias Twitter
Fazer backup das suas contas nas redes socias Twitter

Vai abrir a página do Twitter, clique em “Baixar”.

Baixar seu arquivo do Twitter

Salve o arquivo no computador, descompacte-o e clique em “index.html” para visualizar tudo em uma página HTML no seu navegador.

Resumo

Twitter.com > Foto na direita > Configurações e privacidade > Conta > Solicitar seu arquivo > Baixar agora > Baixar

Instagram

O Instagram também possui opção nativa para download dos dados. Você pode solicitar o arquivo pelo computador ou pelo aplicativo.

PC

Se estiver no computador faça login na sua conta, clique no ícone do bonequinho no canto superior direito e depois no ícone da engrenagem, lado direito de “Editar perfil”.

perfil icone engrenagem configurações Instagram web

Entre em “Privacidade e segurança”.

Do lado direito da tela desça até o campo “Download de dados”. Clique em “Solicitar download”.

Download de dados Solicitar download Instagram fazer backup das contas

Verifique se seu email está correto e clique em “Avançar”.

Copia de dados compartilhados no Instagram

Digite sua senha e confirme clicando em “Solicitar download”.

Pronto, ele irá criar seu arquivo com todas fotos, vídeos e stories que você compartilhou. Você receberá um email com link para download dentro de 48 horas.

Clique em “Baixar dados” no email, digite sua senha e código de segurança, depois “Baixar dados” novamente.

Instagram.com > engrenagem > Privacidade e segurança > Download de dados – Solicitar download > Email > Avançar > Senha > Solicitar > Abrir email > Baixar dados > Senha > Baixar dados

Aplicativo

Se estiver no aplicativo Instagram toque na sua foto no canto inferior direito. Em seguida toque no ícone de três traços no canto superior direito e entre em “Configurações”.

ícone três traços engrenagem configurações Instagram

Entre na opção “Segurança” e depois toque em “Baixar dados” dentro do campo “Dados e histórico”.

Verifique se o email está correto e toque em “Solicitar download”. Digite sua senha para confirmar.

Foto > três traços > configurações > Segurança > Baixar dados > Email > Solicitar download > Senha > Confirmar > Abrir email > Baixar dados > Senha > Baixar dados

Google

O Google possui a ferramenta “Google Takeout” que permite fazer download de todos os dados de todos os serviços do Google.

Acesse esta página oficial e selecione os serviços que você quer uma cópia do conteúdo. Em alguns deles você pode modificar o que será baixado, por exemplo, na Agenda você pode escolher quais agendas serão baixadas, no Gmail você pode escolher quais etiquetas quer baixar, no Google Fotos você pode escolher as datas entre outros. Verifique com calma e quando terminar clique em “Próxima etapa”.

Download dados da conta GOogle selecionar serviços

Na tela “Personalizar formato de arquivo” escolha se quer que um link seja enviado para o email ou se quer guardar em algum serviço de armazenamento na nuvem. No “Tipo de exportação” você pode escolher se quer criar apenas um arquivo ou quer programar para receber outros. No campo ‘Tipo de arquivo” deixe “.zip” que é a compactação mais comum. No “Tamanho do arquivo” deixe 2GB, se colocar maior você irá precisar de um programa específico para abrí-los. Quando terminar clique em “Criar arquivo” (3).

criar arquivo dados Google fazer backup das suas contas
Como fazer backup das suas contas nas redes sociais?

Dependendo da quantidade de dados que você possui, o processo pode demorar dias para o download ficar pronto.

criação do arquivo de dados da conta Google backup

Quando estiver pronto você receberá um email do Google com o link para download do arquivo zipado, clique no link do email para baixar. Depois é só descompactar no computador para visualizar.

Resumo

Google Takeout > Selecionar dados incluídos > Próxima etapa > Método de envio > Tipo de exportação > Tipo de arquivo > Tamanho > Criar arquivo > Abrir email > Baixar dados

LinkedIn

O LinkedIn também possui ferramenta para backup no próprio site. Basta acessar as Configurações de Conta. Se não abrir pelo link, faça login no site, passe o mouse em cima da sua foto “Eu” no canto superior direito e clique em “Configurações e privacidade”.

configurações e privacidade LinkedIn

Desça na tela, dentro do campo “Informações básicas” clique em “Obter um arquivo com seus dados”.

Obter um arquivo com seus dados do LinkedIn

Você pode escolher se quer “Apenas arquivo de transferência rápida” ou “Arquivo de transferência rápida e demais dados” (1). O primeiro é enviado em 10 minutos para seu email, o segundo demora 24 horas para ficar pronto e ser enviado para seu email. Selecione o que preferir e clique em “Solicitar arquivo” (2), digite sua senha e clique em “Concluído”.

Fazer Backup das suas contas nas redes sociais LinkedIn
Fazer Backup das suas contas nas redes sociais LinkedIn

Depois é só aguardar para receber o email com o link de download. Nesta página do LinkedIn você pode ver o que será enviado em 10 minutos e o que será enviado em 24 horas.

Resumo

LinkedIn.com > Foto perfil > Configurações e privacidade > Informações básicas > Obter um arquivo com seus dados > Solicitar arquivo > Abrir email > Download

Flickr

O Flickr também possui opção de download dos dados nativa. Acesse esta página de configurações de conta. Se o link não abrir é só clicar na sua foto no canto superior direito, depois em “Configurações”, dentro de “Informações de conta” desça na tela toda. Clique no botão “Solicitar meu dados do Flickr”.

Fazer backup das suas contas nas redes socias Flickr
Fazer backup das suas contas nas redes socias Flickr

Depois é só aguardar. Dependendo da quantidade de imagens que você possui, pode demorar alguns dias para receber o email com o link para download.

Flickr.com > Foto perfil > Configurações > Informações de conta > Solicitar meus dados Flickr > Abrir email > Download

3 comentários em “Como fazer backup das suas contas nas redes sociais”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.