Techie

Como fazer backup dos contatos do Android

Sempre é bom fazer uma cópia dos seus contatos do Android para caso o aparelho dê algum problema, assim você não perde telefones e emails dos seus amigos. Existem duas maneiras de fazer backup dos contatos do Android sem precisar usar apps de terceiros.


Como fazer backup dos contatos do Android

Sincronização do Android com contatos do Google

O recurso que mais uso é a sincronização do Android com a conta do Google. Assim todos os contatos ficam guardados online dentro de Contatos do Google. Se você adicionou sua conta do Google no Android provavelmente seus contatos já estão online, para verificar acesse https://contacts.google.com. No site você poderá editar os contatos individualmente, unir contatos duplicados, exportar etc.

Qualquer mudança feita nos contatos do Android aparecem no Contatos do Goole e vice-versa.

Se seus contatos não estiverem aparecendo no Contatos do Google então será preciso ativar a sincronização no Android. Clique no botão “Todos aplicativos” do Android e depois em “Configurar” ou ” Configurações”, de acordo com seu sistema.

Todos os Aplicativos do Android Configurações do Android

Desça na tela até a seção “Pessoais” e entre em “Contas”.

configurações pessoais Contas Android

Vão aparecer todas as contas que estão logadas no dispositivo. Toque em Google e depois em cima da sua conta que está ativa.

contas Google Androidconta do Google ativa no dispositivo Android

Procure pelo campo “Contatos” e deslize o botão (1) para direita para ativá-lo. Em seguida clique no ícone de três bolinhas (2) no canto superior direito da tela e selecione “Sincronizar agora”.

Como fazer backup dos contatos do Android

Como fazer backup dos contatos do Android

Depois verifique no site indicado acima se os contatos estão aparecendo corretamente.

Agora sempre que der problema no seu aparelho e você precisar restaurá-lo, seus contatos já estarão guardados e sincronizados com a conta do Google online, estarão guardados na nuvem. Quando comprar um aparelho novo, basta fazer login com a conta do Google que seus contatos serão baixados automaticamente para o dispositivo e irão aparecer dentro de “Pessoas” ou “Contatos”, de acordo com seu sistema.

Backup para memória do dispositivo

Caso queira fazer um backup offline só por garantia basta abrir o app “Contatos”. Dependendo do seu sistema o aplicativo dos contatos pode se chamar “Pessoas” e o processo pode ser um pouco diferente.

Quando o aplicativo de contatos abrir clique no botão de três bolinhas (1) no canto superior direito da tela e selecione “Importar/Exportar” (2). Em alguns casos estes ícone de três bolinhas pode aparecer no canto inferior direito.

aplicativo Contatos do Androidícone de três bolinhas importar exportar contatos do Android

Selecione de onde quer copiar os contatos (1), no meu caso estarei baixando os contatos do Google pois todos meus contatos estão salvos no Google, clique em “Próximo” (2). Depois selecione o destino dos contatos, neste caso é o “Armazenamento do telefone” (1), para salvar na memória do dispositivo. Clique em “Próximo” (2).

selecionar fonte de contatos para backup Android selecionar destino para salvar contatos Android

Vai abrir a tela com seus contatos, selecione o quadradinho dos que quiser exportar (1) e toque em “Ok” (2). Abrirá a janelinha perguntando se quer mesmo exportar contatos criando o arquivo “.vcf” e mostrando a pasta na qual o arquivo será salvo. Toque em “Ok” para confirmar.

fazer backup de contatos do  Android para dispositivo fazer backup de contatos do  Android para dispositivo 2

Agora é só conectar o Android no computador, procurar pelo backup dos contatos que acabou de criar e salve no computador. Você terá um backup extra caso dê algum problema no aparelho e na conta do Google.

Em algumas versões do Android não é necessário selecionar os contatos que quer exportar, ele fará backup da lista completa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário