Techie

Como Fixar Teclas Shift, Ctrl e Alt igual ao Caps Lock

Você sabia que pode fixar teclas Shift, Ctrl e Alt igual ao Caps Lock? Isso pode ser bastante útil principalmente para pessoas que têm dificuldade em ficar apertando essas três teclas ao mesmo tempo em programas como Photoshop, que usa muito essa combinação.


Como Fixar Teclas Shift, Ctrl e Alt igual ao Caps Lock

Tem duas maneiras para configurar as chamadas teclas de aderência. Clique em “Iniciar” e depois “Painel de Controle”.

Fixar Teclas Shift, Ctrl e Alt 1

Clique em “Facilidade de Acesso”.

Selecione “Alterar o funcionamento do teclado”.

Fixar Teclas Shift, Ctrl e Alt 2

Marque o quadradinho “Ativar Teclas de Aderência” (1). Caso queira modificar alguma configuração dessas teclas clique em “Configurar as Teclas de Aderência” (2).

Fixar Teclas Shift, Ctrl e Alt 3

Nas configurações você pode marcar “Ativar as teclas de aderência quando SHIFT for pressionado cinco vezes” assim será possível ativá-las mais rapidamente, sem precisar entrar no Painel de Controle para ativar. No campo “Opções” você pode “Travar as teclas modificadoras quando pressionadas duas vezes em seguida” (para fixar uma tecla modificadora como Ctrl, Alt, Shift e logo do Windows quando forem pressionada duas vezes) e “Desativar as Teclas de Aderência quando duas teclas forem pressionadas de uma vez” (para desativar teclas de aderência quando duas delas forem pressionadas ao mesmo tempo). Em “Comentários” é bom deixar marcada as duas opções para emitir som ao pressionar tecla modificadora e exibir o ícone de Teclas de Aderência na barra de tarefas (próximo ao relógio). Para finalizar clique “Ok”.

Fixar Teclas Shift, Ctrl e Alt

Se necessário clique em “Aplicar” (1) e depois “Ok” para fechar a janela de “Facilidade de Acesso”.

Fixar Teclas Shift, Ctrl e Alt 4

Agora as Teclas de Aderência estarão ativadas e aparecerá o ícone na barra de tarefas.

fixar teclas ctrl, shift e alt teclas aderência 1

Para fixar o Ctrl, Shift e Alt basta apertar duas vezes cada uma separadamente. Aperte duas vezes o Ctrl, depois duas vezes o Shift e duas vezes o Alt. As teclas no ícone ficarão pretas mostrando que elas estão fixadas, como acontece quando apertamos Caps Lock. No ícone a tecla superior é o “Shift”, a da esquerda o “Ctrl”, a do meio é o logo do Windows e a da direita o “Alt”. Claro, você poderá fixar uma só ou todas para usar as teclas juntas, mas não aperte ao mesmo tempo senão irá desativá-las, tem que ser uma de cada vez.

fixar teclas ctrl, shift e alt teclas aderência 2

Para desativá-las basta apertar duas das teclas ao mesmo tempo ou o “Shift” cinco vezes.

Agora você poderá ativar rapidamente as Teclas de Aderência apertando 5 vezes o “Shift” no teclado. Vai abrir a mensagem perguntando se quer ativá-las, clique em “Sim” e o ícone aparecerá próximo ao relógio do Windows como mostrado na foto anterior.

Bem mais prático e útil para quem tem dificuldade em usar as três teclas ao mesmo tempo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário