Techie

Formatar smartphone não apaga informações pessoais

Você sabia que formatar smartphone não apaga informações pessoais? Se você está pensando em vender ou doar seu smartphone e quer apagar todos seus dados antes, apenas a formatação para configuração de fábrica não é suficiente. O mesmo acontece com dispositivos de armazenamento externo, laptops e desktops, apenas apagar o que estava gravado não é suficiente para esconder seus dados. Isso acontece pois quando apagamos arquivos eles não são excluídos do HD, apenas a indicação para eles é excluída. O espaço que ele ocupa será posteriormente ocupado por outro arquivo conforme o uso, por isso existe a chance desses arquivos serem recuperados.


A Avast realizou um experimento comprando no eBay 20 smartphones Android usados. Depois usaram um programa para recuperar arquivos e conseguiram recuperar 40 mil fotos sendo 1500 de famílias e crianças, 750 de mulheres nuas e 250 de homens que fotografam suas partes íntimas. E tem mais, também recuperaram 750 emails e SMS, 1000 buscas no Google, 4 identidades e mais de 250 contatos com nomes e emails.

Por isso é muito importante limpar os dados corretamente antes de se desfazer do aparelho, em casos de pessoas que trabalhem com documentos confidenciais o melhor é nem se desfazer do mesmo.

Formatar smartphone não apaga informações pessoais

Criptografando o dispositivo

Se você tiver que vender seu smartphone Android de qualquer jeito, primeiro criptografe o aparelho e só depois faça a formatação. Assim os dados ficarão criptografados e, mesmo que alguém recupere-os, vai precisar da senha para descriptografá-los. Para criptografar o Android demora um pouquinho e é preciso estar com o aparelho carregado.

Entre em “Configurações”, em seguida em “Segurança”.

Formatar Smartphone Não Apaga Informações Pessoais Formatar Smartphone Não Apaga Informações Pessoais 2

Selecione “Codificar dispositivo” (tenha certeza que o aparelho esteja totalmente carregado para iniciar). Se não tiver senha de bloqueio clique em “Definir tipo de bloqueio de tela” para escolher uma senha para criptografar os dados.

Formatar Smartphone Não Apaga Informações Pessoais 3 Formatar Smartphone Não Apaga Informações Pessoais 4

Depois volte para a “Segurança” dentro das “Configurações” (mostrado na primeira foto) e selecione “Codificar dispositivo”. Na tela seguinte confirme a codificação e aguarde terminar.

Formatar Smartphone Não Apaga Informações Pessoais 5

Formatar Smartphone Não Apaga Informações Pessoais

Realizando a formatação do Android

Pronto, agora realize a formatação. Entre novamente em “Configurações” e selecione “Fazer backup e redefinir” ou “Backup e redefinir”.

 Formatar Smartphone Não Apaga Informações Pessoais 6 Formatar Smartphone Não Apaga Informações Pessoais 7

Clique em “Restaurar dados de fábrica” ou “Restaurar padrão fábrica” ou algo do tipo.

Formatar Smartphone Não Apaga

Formatar smartphone não apaga dados

É só aguardar terminar.

Outra opção é usar aplicativo que apague os dados de maneira que não possam ser recuperados. Existem três apps que fazem isso:

  • Avast Anti-Theft – apaga memória do smartphone de maneira que não possa ser recuperada por programas de recuperação
  • Secure Erase with iShredder – suporte a vários algoritmos de exclusão de arquivos usados por organizações militares, para que não possam mais ser recuperados
  • Secure Wipe – sobreescreve no espaço livre para não ser mais possível recuperar os arquivos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários