Gases é sinal de digestão ruim?


Gases é sinal de digestão ruim? Muitas pessoas têm gases após as refeições e pensam logo que estão com problemas de saúde, principalmente quando outras pessoas na mesma casa fazem a mesma refeição e não sofrem do problema. É verdade que ter gases é sinal de problema de saúde? A digestão de quem tem muitos gases é pior do que a de quem não tem? Neste post falaremos um pouco sobre a flatulência, que incomoda muita gente.

Será que gases é sinal de digestão ruim?

Os gases intestinais, mais conhecidos como “peidos”, não necessariamente significam que seu sistema digestivo não esteja funcionando corretamente. Na verdade eles podem indicar que você ingeriu alimentos indigestíveis.

Os gases são produzidos devido à fermentação bacteriana das fibras e dos açúcares que não foram absorvidos. Um exemplo de fibra é a inulina, que é uma fibra com açúcar presente na cebola, alho, trigo e outros alimentos. Ela é fermentada pela microbiota intestinal produzindo os gases e outros subprodutos.

Normalmente a quantidade de gases produzidos está relacionado com a quantidade deste material não digerível que você come e com a microbiota que seu intestino abriga. Por isso pessoas na mesma casa têm padrões diferentes de flatulência.

Gases é sinal de digestão ruim?
Será que gases é sinal de digestão ruim?

Pessoas que seguem dieta baseada em plantas estão mais susceptíveis a ter mais gases intestinais, devido à quantidade de fibras consumidas. Por isso, soltar pum não é patológico, nem é sinal de que tenha algo errado com sua saúde. Ele é um efeito secundário de quem leva uma vida saudável.

Mas é importante frisar que se a pessoa sofre de flatulência em excesso ou flatulência com cheiro característico, ou em caso de aumento súbito na quantidade de gases, pode ser um indicativo de outros problemas de saúde. Procure o médico se os gases forem acompanhados de dor, alterações nos padrões de eliminação fecal (diarréia ou prisão de ventre), perda de peso involuntária, deficiência de vitaminas e azia.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.