Finanças

Gerar autorizição para empréstimo consignado SIGEPE

É servidor ativo, pensionista ou aposentado do Governo Federal e está precisando fazer empréstimo consignado mas não sabe como autorizar o Banco a ter acesso à sua margem? Para gerar autorizição para empréstimo consignado SIGEPE é preciso ter acesso ao portal, caso ainda não tenha verifique como cadastrar email e acessar o portal SIGEPE. Se você já tem acesso ao portal confira abaixo como gerar autorização para empréstimo consignado.


Gerar autorizição para empréstimo consignado SIGEPE

Gerando autorização no site

Acesse https://servidor.sigepe.planejamento.gov.br e faça login com seu CPF e senha.

login no SIGEPE SIGAC

Fazendo login no SIGEPE SIGAC

Na página seguinte clique em “Sigepe Servidor e Pensionista” para entrar no portal SIGEPE.

Logo página principal clique em “Consignações” (1). Vai abrir um novo campo na parte debaixo, clique em “Gerar autorização de consignatária” (2).

Gerar autorizição para empréstimo consignado SIGEPE

Dentro de “Tipo de consignação” selecione “30% (Demais)” (1), este é o empréstimo consignado comum de Bancos e instituições financeiras (não é no cartão de crédito). Depois clique em “Selecione a consignatária” (2), e escolha qual Banco/Instituição Financeira quer autorizar para realização do empréstimo. Tem que ser o banco no qual você quer fazer o empréstimo! Quando terminar clique em “Prosseguir”.

Gerar autorizição consignataria tipo de consignação SIGEPE

Gerar autorizição para empréstimo consignado SIGEPE

Você receberá um email com o código de validação. Verifique a caixa de entrada do seu email não feche a página do SIGEPE.

email com código de validação consignado SIGEPE

Cole o código de validação na página do SIGEPE (1), depois clique em “Gerar autorização” (2).

Gerar autorizição para empréstimo consignado SIGEPE

Confirme clicando em “Confirma”.

confirma geração de autorização consignação sigepe

Se tudo estiver correto você receberá o email de confirmação “Autorização de Consignatária para Consignações Facultativas”.

email Confirmação autorização consignatária para consignações facultativas sigepe

Pronto, depois disto a instituição financeira estará autorizada a consultar sua margem consignável e incluir novas consignações. É só comparecer na instituição financeira selecionada para realizar o empréstimo que quiser, de acordo com sua margem.

Informações importantes

Quem quiser poderá ainda simular o empréstimo consignado no portal SIGEPE clicando em “Consignações” e depois “Simular Consignação”.

Cada autorização de consiganação tem duração de 30 dias. Caso gere uma autorização e não compareça na instituição financeira dentro destes 30 dias, será preciso gerar uma nova autorização quando for realizar o empréstimo.

É possível verificar todas autorizações que tenha dado clicando em “Consignações” e depois “Gerenciar autorizações”.

consignações gerenciar autorizações sigepe

Vão aparecer todas autorizações que você concedeu, com nome do banco, data de vencimento e se a mesma foi utilizada ou não.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

11 Comentários

  1. maria disse:

    como faco para abrir e ver o código de comfirmacao porque esses imails não abre normal como us outros vc pode me ajuda

    • RainyDays disse:

      Olá Maria
      Mas o que aparece no seu email? Às vezes é preciso clicar em “Mostrar conteúdo do email” ou algo do tipo.

  2. Paulo Enrique disse:

    Outra questão….Quando o banco é de outra cidade, é feito a consignação pela internet?

  3. Paulo Enrique disse:

    Boa noite!
    Após confirmação de autorização de consignatário, que vem em meu email, o que necessito fazer agora?
    Aguardar ou ir onde?
    Esta é minha primeira consignação.

    • RainyDays disse:

      Olá Paulo
      Depois que receber o email confirmando você deve ir ao Banco para solicitar o empréstimo consignado. Em alguns bancos é possível fazer o empréstimo pelo internet banking sim, mas é preciso verificar cada caso, pois vai depender do tipo de conta que você tem. Tente entrar em contato com seu banco pelo telefone, eles informarão se você precisa ir ao banco ou se pode fazer pela internet.

  4. Filipe Dias disse:

    Bom dia, depois que eu faço uma autorização para uma instituição financeira e desejo cancelar essa autorização, como devo proceder para fazer isso?

    obrigado.

    • RainyDays disse:

      Olá Filipe
      Acho que não tem como cancelar não, as autorizações vencem depois de 30 dias. Não importa se forem utilizadas ou não, depois de 30 dias a autorização é automaticamente revogada para o Banco. Aí só autorizando novamente.
      Abs

  5. Danielly disse:

    Boa noite, no caso de uma instituição bancária para qual eu gostaria de fazer portabilidade de consignado , como devo proceder? Pois estou cadastrando a autorização de consignações mas a gerente disse que não existe código de averbação. Tem mais algum campo a ser preenchido? Obrigada

    • RainyDays disse:

      Olá Danielly
      Não tem mais nada para preencher não. Quando você receber o email “Autorização de COnsignatária para Consignações Facultivas” é por que o código do consignado já foi enviado para o Banco. O site não possui opção para código exclusivo para portabilidade.
      Você pode confirmar se a autorização foi gerada clicando em “Consignações” e depois “Gerenciar autorizações”, a autorização que acabou de gerar tem que aparecer nesta tela.
      Lembrando que você tem que gerar o código selecionando o banco para o qual quer levar o empréstimo, aquele que vai fazer a portabilidade.
      Abs

  6. cHRIS SANTOS disse:

    Muito obriGADO PELA DICA. NA VERDADE, EU JÁ HAVIA CONSEGUIDO REALIZAR O PROCEDIMENTO DA FORMA COMO FOI MOSTRADO AQUI; PORÉM, VASCULHANDO A INTERNET, EU SÓ ENCONTRAVA SITES DESATUALIZADOS (INCLUSIVE DO PRÓPRIO GOVERNO) QUE MOSTRAVAM, ATRAVÉS DE IMAGENS, A OPÇÃO “GERAR CÓDIGO PARA AUTORIZAÇÃO DE CONSIGNATÁRIA” E, COMO NA MINHA TELA NÃO APARECIA A PALAVRA “CÓDIGO”, ACHEI QUE ESTIVESSE FAZENDO ALGUMA COISA ERRADA, OU QUE O PORTAL ESTIVESSE COM ALGUM PROBLEMA TÉCNICO. dE QUALQUER FORMA, MUITO OBRIGADO POR TER ME ALIVIADO A TENSÃO.