Variedades

Há um tempo ou a um tempo? Qual maneira correta?

O nosso idioma tem várias “pegadinhas”, de vez em quando nos deparamos com uma frase que pode ser escrita de maneiras diferentes sendo que uma delas está incorreto. É o que acontece quando precisamos utilizar o a ou há. O correto é escrever há um tempo ou a um tempo? Qual a forma correta de utilizar a e há? Como escrever sobre o tempo que passou? Já explicamos aqui o “Está esperando o que ou o quê?“. Confira mais detalhes sobre “há algum tempo ou a algum tempo”, “há um tempo atrás ou a um tempo atrás”.


Há um tempo ou a um tempo?

Sempre que escrever sobre tempo decorrido (passado), horas que passaram, anos, deve-se usar o verbo “haver” na terceira pessoa do singular, ou seja, “Há”. Então o correto é você escrever:

Há um tempo

Há pouco tempo

Há muito tempo

Uma dica para saber quando utilizar corretamente é substituir o verbo “haver” por “fazer”. Se for possível é por que deve-se utilizar “Há”. As frases acima ficariam:

Faz um tempo

Faz pouco tempo

Faz muito tempo

Um exemplo em que não é possível substituir “haver” por “fazer” seria a frase “Eles vão chegar daqui a dois dias”, não tem como ser “Eles vão chegar daqui faz dois dias”, por isso usa somente o “a” ao invés do “há”.

Há um tempo ou a um tempo

Há um tempo ou a um tempo – Qual maneira correta de escrever

Outro detalhe importante é que você não deve utilizar o “atrás” quando usar o verbo “haver” pois é redundante, é um pleonasmo. Deve-se evitar escrever “Há muito tempo atrás” ou “Há um tempo atrás” pois “Há” e “atrás” estão os dois indicando tempo que passou. Basta dizer “Há muito tempo”, pois já está indicando que foi “muito tempo atrás”.

Algumas frases corretas de tempo transcorrido:

Há muito tempo não nos vemos

Maria chegou há pouco tempo

Há tanto tempo que não falo com ela

A queda do muro de Berlim ocorreu há 56 anos

Também está errado utilizar a craseado nestes casos pois não indica passagem de tempo. O “à” é a preposição “a” com o artigo feminino “a”. Um exemplo de uso do “à” seria “A partida terá início às 18 horas”.

Importante! No caso do tempo futuro ou de distância devemos utilizar sempre a preposição “a”. Um exemplo seria “Nos veremos daqui a uma semana” ou “O posto fica a um quilômetro daqui”.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários