Techie

Habilitar layout para canhoto no Android


Quem é canhoto sabe que é muito ruim usar o Android com a mão esquerda, pois o sistema foi criado para destro. Mas você sabia que é possível habilitar layout para canhoto no Android? Basta mudar o layout para RTL (direita-para-esquerda) dentro das configurações do sistema, mas primeiro é preciso ativar as Opções de Desenvolvedor. Veja todos os detalhes abaixo.

Habilitar layout para canhoto no Android

Ativando Opções de Desenvolvedor

Para ativar as Opções de Desenvolvedor entre em “Todos os aplicativos” no Android e depois em “Configurações” (Configurar). Desça até o final da tela e toque em “Sobre o telefone”.

Configurações do AndroidConfiguração Sobre o Telefone Android

Desça na tela até ver o escrito “Número da versão”. Toque em cima dele várias vezes até aparecer a mensagem avisando que as opções de desenvolvedor foram ativadas. Se estiver usando Galaxy S8 ou superior você tem que tocar em “Informações de software”, depois toque várias vezes em “Número de compilação”, será preciso digitar o PIN para confirmar.

número da versão do AndroidVocê agora é um desenvolvedor Android

Pode tocar em voltar para retornar para tela das configurações.

Ativando layout canhoto

Agora dentro das “Configurações” do Android vai aparecer a opção “Opções de Desenvolvedor” próximo ao “Sobre o telefone”. Toque nela. Desça na tela até ver a seção “Desenho”. Ative a opção “Forçar layout RTL” ou “Forçar dir. layout (RTL)”.

opções de desenvolvedor programador Androidforçar layout RTL canhoto Android

O layout irá mudar automaticamente para RTL (direita-para-esquerda). Esse layout facilita o uso do Android com a mão esquerda pelo usuário canhoto. O legal é que modifica todos os ícones da Tela Inicial, até o “Voltar” no menu inferior.

Habilitar layout para canhoto no Android

Habilitar layout para canhoto no Android

Para desfazer a mudança é só voltar nas configurações dentro de “Opções de desenvolvedor” e desativar a opção “Forçar layout (RTL)”.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!