Finanças

Identificar boleto falso

Hoje em dia uma das maneiras mais usadas para pagamento é o boleto bancário. Você pode pagar a compra à vista e não precisa ter cartão de crédito para realizar a compra. Justamente pelo aumento de pagamentos com boletos, as fraudes ou golpes do boleto também têm aumentado bastante. Essas fraudes podem ser feitas por pessoas ou por malwares (vírus) que modificam o código de barras do boleto. Ao fazer o pagamento do boleto o dinheiro é desviado para uma conta fantasma ao invés de ir para o banco que o título foi gerado. Se for uma conta de luz, por exemplo, a pessoa pode ter o serviço cortado pois vai achar que pagou a conta mas não pagou. Por isso é muito importante identificar boleto falso. Para não correr o risco de ficar com dívidas desnecessárias ou nome sujo. Aprendar agora a verificar as informações descritas no boleto bancário e não cair mais em golpes.


De acordo com os Direitos do Consumidor, o Banco e a empresa fornecedora são os responsáveis por prejuízos causados com fraude de boleto.

Identificar boleto falso

Como descobrir se boleto é falso?

É importante verificar atentamente o boleto bancário antes de realizar o pagamento. A dica principal é ver se o boleto está com padrão esquisito ou se tem erros de português. Se achar que está estranho não pague, teste as dicas seguintes.

Teste o boleto no leitor de boletos do caixa eletrônico ou no leitor do app do banco para dispositivo móvel. Se usar o aplicativo é só colocar a câmera focando o código de barras. Se a leitura for correta verifique as informações que aparecerem na tela, elas tem que ser idênticas as que aparecem no papel impresso. Se a leitura do código falhar, pode ter alguma coisa errada com o boleto. Algumas vezes é falha do equipamento mas outras pode ser fraude, o código pode conter lacunas entre o código ou faltar colunas, ficando espaços em branco e o leitor não consegue identificar o boleto.

Identificar boleto falso

Identificar boleto falso

Isso é feito para obrigar a pessoa a digitar o número do código do boleto no momento do pagamento e assim conseguir passar o boleto falso.

Outra dica é verificar as informações impressas como banco cedente, agência do beneficiário e código do banco. Estas informações sempre vêm escritas nos boletos autênticos. Cada Banco tem um número específico que é o seu código de identificação, você pode conferir os números dos bancos na página da FEBRABAN ou do Banco Central.

O exemplo abaixo mostra um boleto da Americanas emitido pelo Banco do Brasil. No canto superior esquerdo aparecem o nome e logo da instituição bancária. No código de barras, os três primeiros números são referentes ao código do banco emissor. Na foto abaixo é do Banco do Brasil que é 001. Preste atenção também nas informações do Beneficiário/Cedente se são realmente do local que está comprando. Todos documentos de cobrança de débitos devem conter nome, endereço e o número de inscrição no CPF ou CNPJ do fornecedor.

Identificar boleto falso 2

Identificar boleto falso fraude

O código do beneficiário (antigo código do cedente) é o registro do beneficiário junto ao banco que emitiu o boleto. O da Americanas como mostrado acima é 15300-1, se procurar este número na internet vai achar várias informações sobre Americanas, Submarino, Shoptime, todas lojas do mesmo grupo.

O “Nosso número” é um código único gerado pelo banco para identificar este boleto que você vai pagar. Cada boleto gerado terá um ‘Nosso Número’ diferente. Portanto este campo não pode estar em branco.

Se mesmo depois de verificar todos os dados e ainda achar que o boleto é falso, não pague! Antes de fazer o pagamento entre em contato direto com a empresa que emitiu o boleto ou com o banco responsável. Não ligue para números de telefone impressos no boleto. Procure pelo número da loja ou do serviço na internet ou na lista telefônica! Os telefones que aparecerem no boleto podem te fazer ligar direto para os golpistas.

O que fazer em caso de pagamento de boleto falso?

Se você já pagou o boleto falso não se desespere. De acordo com o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor o fornecedor de serviços deve responder pela reparação de danos causados ao consumidor. Como o boleto é gerado por um banco e você está comprando de um fornecedor, os dois devem arcar com os prejuízos, pois eles que têm os dados que permitiram a confecção do boleto falso.

Para formalizar a denúncia do roubo, faça uma cópia do boleto falso e do comprovante do pagamento. Compareça a uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência (BO). Com o BO em mãos procure o banco e a loja/fornecedor do serviço e registre a reclamação, tente solucionar o problema amigavelmente. Se a empresa / fornecedor do serviço não resolver, procure um dos postos do Procon na sua cidade para registrar o ocorrido, o Procon tentará resolver o problema com você. Dependendo do fornecedor do serviço também é possível fazer reclamação pelo site Consumidor do Ministério da Justiça.

Caso o Procon não resolva, você pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível para reembolso do valor. Também pode pedir indenização por danos morais ou materiais, se houver interrupção do serviço, negativação ou algum outro dano por causa do boleto falso. Lembrando que não é necessário advogado caso o prejuízo seja de até 20 salários mínimos, você mesmo pode entrar com a ação.

Como se prevenir contra golpe do boleto na web

Se você costuma fazer muitas compras na internet é importante ter um antivírus atualizado instalado no computador. Alguns vírus são capazes de modificar o código do boleto quando você clicar na opção para gerar boleto. Não faça compras usando computadores públicos ou redes wi-fi abertas, golpistas podem interceptar a informação e fazer você gerar um boleto fraudado.

Sempre que receber algum email de cobrança com boleto anexado entre em contato direto com a empresa para confirmar. Não ligue para o telefone especificado no email! Procure na internet ou na lista telefônica pelo número oficial da empresa, pois o telefone no email pode estar alterado para o número dos golpistas. Caso tenha algum link no email copie e cole o endereço no site Virus Total https://www.virustotal.com/#url para analisar. Nunca clique em links sem ter certeza que é mesmo da empresa que enviou, pois a página que abrir pode conter vírus.

Se for fazer compras na web, sempre preste atenção no endereço que aparece na barra de endereço e se a loja está com o cadeado (https) no momento que for realizar o pagamento. O cadeado indica que a loja tem identidade confirmada, que a compra é segura e seus dados estão protegidos.

Identificar boleto falso

Identificar boleto falso fraudado

Essas são algumas dicas para identificar boleto falso antes de realizar o pagamento. Não dê bobeira! Se achar o boleto estranho não pague, confirme os dados com o fornecedor do serviço e com o banco emissor.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!