Iniciar, barra de tarefas e central de ações não selecionável, como corrigir


Iniciar, barra de tarefas e central de ações não selecionável, como corrigir? Muitas pessoas estão com problemas com as cores automáticas do Windows. Entrando nas configurações do Windows dentro de “Cores” > “Mostrar cor de destaque nas superfícies a seguir” aparecem duas opções selecionáveis, mas dependendo de mudanças que tenha realizado no sistema, uma delas pode ficar desabilitada.

Daremos algumas dicas neste post como corrigir este “erro”, que não parece ser um erro, mas sim depende de opções da “Personalização” do Windows que você decidir utilizar.

Iniciar, barra de tarefas e central de ações não selecionável

Abaixo a janela das configurações com a opção “Iniciar, barra de tarefas e central de ações” desabilitada, aparecendo em cinza, não sendo possível selecioná-la.

Iniciar, barra de tarefas e central de ações não selecionável
Iniciar, barra de tarefas e central de ações não selecionável

É importante informar que esta opção “Iniciar, barra de tarefas e central de ações” só fica disponível (selecionável) dentro “Mostrar cor de destaque nas superfícies a seguir” se:

  • você utilizar a cor “Escuro” no campo “Escolher a cor”;
  • você utilizar a cor “Personalizado” e deixar “Escuro” no campo “Escolha seu modo padrão do Windows”.

Ele não fica disponível se você usar o modo “Claro” dentro de “Escolher a cor” nem se escolher “Personalizado” dentro de “Escolher a cor” e deixar “Claro” em “Escolha seu modo padrão do Windows”.

Selecionar escolher a cor Personalizado configurações do Windows

Corrigindo o erro da opção cinza bloqueada

Para corrigir abra as suas configurações do Windows apertando no teclado a tecla Windows (janelinha) e, sem soltá-la, aperte a letra i. Entre em “Personalização”.

configurações personalização do Windows 10

No menu da esquerda clique em “Temas”. Do lado direito desça na tela até o campo “Alterar tema”. Clique em cima do tema do Windows padrão. Ele irá ativar este tema selecionado, modificando suas opções de Tela de Fundo e Cores, depois você precisará consertar como preferir.

selecionar um tema nas configurações do Windows

Volte novamente em “Cores” clicando no menu da esquerda. Você vai reparar que a opção agora estará selecionável, você poderá ativá-la.

Cores Iniciar, barra de tarefas e central de ações selecionável ativada

Se no seu caso a barra de tarefas continuar preta, modifique o tema e reinicie. Depois configure como você quiser, entrando novamente em “Personalização” e modificando as opções em “Cores”, “Tela de Fundo” e “Tela de bloqueio”, pois quando você modificiou o tema antes de iniciar, ele modificou estas opções de acordo.

Abaixo o exemplo das minhas configurações. Nestas opções o Windows escolhe automaticamente a cor da barra de tarefas e do iniciar e a cor da barra de títulos das janelas.

Personalização de Cores do Windows 10 escolher automaticamente cor
Opções para Windows escolher automaticamente cor de destaque

Não esqueça que a opção da barra de tarefas só ficará disponível se:

  • você utilizar a cor “Escuro” no campo “Escolher a cor”;
  • você utilizar a cor “Personalizado” e deixar “Escuro” no campo “Escolha seu modo padrão do Windows“.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.