Como limpar cache do Spotify


Como limpar cache do Spotify? Se você usa o Spotify para ouvir música, saiba que o serviço armazena no HD ou SSD do seu computador a maioria das músicas que você escuta, para poder tocar rapidamente a próxima vez que você escutar, sem precisar fazer stream do servidor. O limite do cache do Spotify é de 10% do disco rígido, explicaremos neste post como apagar os arquivos da pasta cache.

Se você estiver sem espaço no computador, essa é uma boa pasta para excluir arquivos e liberar espaço, ela não apaga músicas que você fez downloada para escutar offline.

Limpar cache do Spotify

A maneira mais simples de não acumular arquivos na pasta cache é fechando o Spotify sempre ao final do dia. Assim ele irá gerar novo cache quando abrir o programa novamente. Não adianta deixar aberto na bandeja do sistema, próximo ao relógio do Windows, tem que fechar por completo.

Caso esteja na dúvida se o Spotify fechou verifique no Gerenciador de Tarefas do Windows. O “Spotify” não pode aparecer na lista, se estiver aparecendo selecione-o e clique em “Finalizar tarefa”.

Encontrando a pasta de cache

Abra o Explorador de Arquivos e entre na pasta padrão de cache do Spotify. No Windows ela fica em:

C:\Users\*NOMEDEUSUÁRIO*\AppData\Local\Spotify\Storage

Você pode copiar e colar este endereço no Explorador de Arquivos, lembrando de trocar “NOMEDEUSUÁRIO” pelo seu nome de login no Windows.

Clicando com botão direito na pasta Storage e selecionando “Propriedades” você pode ver a quantidade de espaço ocupado pela pasta dentro do campo “Tamanho em disco”.

Tamanho em disco ocupado pelo cache do Spotify

Você pode apagar o cache selecionando todos os arquivos dentro da pasta Storage. Entre na “Storage” e aperte Ctrl + A no teclado. Depois aperte Shift + Delete no teclado, ele vai perguntar se tem certeza que quer apagar tudo, clique em “Sim”.

Limpar Cache do Spotify
Como limpar cache do Spotify

Limpando cache do Spotify no Mac

No Mac o processo é praticamente o mesmo, mas você terá que acessar a seguinte pasta:

/Users/NOMEDEUSUÁRIO/Library/Caches/com.spotify.client/Storage

Lembrando de substituir o NOMEDEUSUÁRIO pelo seu nome de login no Mac. Depois selecione todos os arquivos dentro da pasta e apague.

Limpando cache do Spotify no Linux

E no Linux acesse a seguinte pasta para apagar os arquivos:

~/.cache/spotify/Storage

Depois selecione todos os arquivos dentro da pasta e apague como faz normalmente com arquivos do Windows.

Aproveite para conferir como mudar pasta de salvamento das músicas offline no Spotify.

2 comentários em “Como limpar cache do Spotify”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.