Techie

Limpar histórico do Edge ou resetar

O Edge é o novo navegador da Microsoft e chegou para substituir o péssimo Internet Explorer. Ele é bem parecido com Chrome e Firefox, mas ainda necessita de algumas melhorias que a Microsoft está adicionando aos poucos. Mesmo sem alguns recursos é possível limpar histórico do Edge ou resetar para configurações iniciais.


É bom saber como limpar o histórico para quando você não quiser que alguma pessoa veja os sites que você estava navegando. E no caso de resetar para as configurações inicias é bom para quando reparar que o navegador está funcionando estranho, que tem algum problema que não foi corrigido com a limpeza do histórico.

Limpar histórico do Edge ou resetar

Limpando histórico do Microsoft Edge

Tem duas maneiras de limpar o histórico, uma é pelas configurações do navegador. Para isso abra o navegador, clique no botão de três bolinhas (1) no canto superior direito e selecione “Configurações” (2).

ícone três bolinhas configurações Edge

Desça na tela até ver o campo “Limpar dados de navegação” e clique em “Escolher o que limpar”.

Limpar histórico do Edge ou resetar

Limpar histórico do Edge ou resetar

Se quiser apagar tudo é só selecionar todos os quadradinhos (1) e clicar em “Limpar” (2). Nesta mesma janela você também pode apagar o histórico do Bing clicando em “Limpar o histórico de pesquisa do Bing” (3).

Limpar histórico do Edge ou resetar 2

A outra maneira de apagar o histórico é um pouco mais rápida, basta clicar no ícone “Hub” que fica do lado esquerdo do lápis de anotações na barra superior do navegador.

Limpar histórico do Edge ou resetar 3

Ele vai abrir os seus favoritos, clique na aba do “Histórico” que é o ícone que parece um relógio. Depois clique em “Limpar todo o histórico”.

Limpar histórico do Edge ou resetar 4

Vai abrir a janela que mencionamos no método anterior, é só seguir com o processo para apagar todo o histórico.

Pequeno vídeo resumindo o processo:

Resentando o Edge para configurações iniciais

Se o navegador está com problemas, você pode resetá-lo para ver se volta ao normal, isso vai fazer ele ficar como estava a primeira vez que abriu ele. O processo é quase o mesmo da limpeza do histórico. Clique no botão de três traços no canto superior direito e entre em “Configurações”.

ícone três bolinhas configurações Edge

No campo “Limpar dados de navegação” clique em “Escolher o que limpar”.

Resentando o Edge para configurações iniciais

Selecione todos os quadradinhos e clique em “Limpar”. Isto também irá remover qualquer permissão que tenha dado a um site.

Limpar todos dados de navegação do Edge para resetar

Como limpar histórico do Edge ou resetar o navegador

Utilizando o comando SFC

Se depois disso o navegador não voltar ao normal você pode usar o Verificador de Arquivos de Sistema para analisar se tem algum arquivo corrompido no Windows 10 que está causando o problema no navegador.

Para isso clique no botão iniciar (1), escreva cmd (2) na busca. Clique com o botão direito do mouse em cima do “Prompt de Comando” (3) e selecione “Executar como adiministrador” (4).

Copie e cole o comando abaixo e aperte Enter no teclado. Depois aguarde a verificação terminar.

sfc /scannow

Comandos SFC para reparar arquivos do Windows 10

Ele irá localizar e corrigir os problemas automaticamente. Quando terminar, abra o navegador e veja se voltou ao normal.

Resetar o Microsoft Edge pelo PowerShell

Se nada disso der certo talvez seja preciso usar o modo PowerShell do prompt de comando. ATENÇÃO! Esta é uma ferramenta potente que pode causar problemas se usada de maneira errada, portanto faça backup do sistema e crie um ponto de restauração antes de realizar o procedimento abaixo. Não nos responsabilizamos por problemas que possam ocorrer.

Comece apagando todos os dados da pasta de usuário do Edge. Entre em:

C:\Users\[NomedeUsuario]\AppData\Local\Packages

Trocando “Nome de usuário” pelo seu nome de usuário. Entre na pasta Microsoft.MicrosoftEdge_8.

resetar Edge com PowerShell

Apague tudo que aparece dentro desta pasta. Vai aparecer alguns avisos de acesso negado, é só apertar “Continuar” e o que não for possível clique em “Pular”.

resetar Edge com PowerShell 2

Agora abra o PowerShell. Para isso clique no botão iniciar. Desça até Windows PowerShell. Clique com o botão direito do mouse em cima dele e selecione “Executar como administrador”.

resetar Edge com PowerShell 3

Copie e cole o comando abaixo na janela do PowerShell e aperte Enter no teclado:

Get-AppXPackage -AllUsers -Name Microsoft.MicrosoftEdge | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml” -Verbose}

resetar Edge com PowerShell 4

Quando terminar aparecerá a mensagem “Operation completed for…“. Reinicie o computador. Quando iniciar abra o Edge, ele aparecerá novinho, como se estivesse abrindo pela primeira vez.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário