Variedades

Como limpar tela de TV monitor LED LCD


Quem tem televisão de LED ou LCD, Smart TV, notebook, monitor externo, câmera digital e tantos outros aparelhos com tela LED ou LCD, sabe que elas ficam sujas bem rápido e, dependendo do caso, as manchas podem incomodar bastante. Principalmente no caso do computador que ficamos olhando de perto as gotinhas de baba na tela junto com a poeira que se acumula. Veja agora algumas dicas de como limpar tela de TV monitor LED LCD para que não estrague. Os cuidados que você deve tomar antes de realizar a limpeza.

Como limpar tela de TV monitor LED LCD

Cuidados antes de limpar a tela e o que não fazer

Antes de começar a limpar desligue a televisão ou o computador e tire da tomada. Se for notebook é bom tirar também a bateria, se possível. Se puder deixe o aparelho esfriar um pouco.

Nunca utilize produtos de limpeza (sapólio, detergente), cera, benzina, abrasivos etc. Estes produtos poderão descolorir permanentemente a tela ou causar manchas piores.

Nunca utilize esponjas, panos comuns, papel toalha ou outros papéis grossos pois poderão arranhar a tela permanentemente.

Não faça pressão na tela ao limpar senão poderá causar dead pixel.

Não faça movimentos circulares pois podem causar arranhões, os movimentos circulares acabam esfregando a poeira em um mesmo local muito tempo.

É importante não utilizar muito líquido para não encharcar demais a tela. Se ficar muito molhado deixe a televisão ou computador desligados por, pelo menos, 48 horas.

Como limpar tela de TV monitor LED LCD

Como limpar tela de TV monitor LED LCD

Limpando a tela da TV ou monitor LED

Se estiver com muita poeira comece passando primeiro um espanador antiestático, para remover o excesso de poeira e não arranhar ao passar o pano. Em seguida passe um pano macio e seco, preferencialmente um pano de microfibra (aquelas flanelas para limpar óculos). Se não tiver de microfibra pode ser uma flanela comum ou algum pano 100% algodão. Se o pano tiver costuras, tome cuidado para elas não arranharem a tela.

Faça movimentos em uma única direção, linha reta da direta para esquerda ou de cima para baixo. Mas sempre na mesma direção, assim você vai empurrando a sujeira para fora da tela e não puxará ela de volta.

Se estiver com muitas manchas de impressões digitais e baba, umedeça o pano de microfibra com um pouquinho de água pura. Muita água pode estragar a tela. Depois faça movimentos em uma única direção para ir removendo as manchas.

Tem casos que estão muito ruins, aí talvez seja necessário utilizar líquidos próprios para limpeza de tela LED ou LCD, como o famoso Radex. Mas é importante que seja produto original e de marca conhecida. Evite produtos desconhecidos pois podem ser corrosivos e estragar a tela.

Quem passar pano umedecido com água ou limpador, tem que esperar secar para religar o aparelho.

OBS: Quando não for possível comprar um limpador pode usar uma mistura de água destilada com álcool isopropílico ou vinagre (na medida de meio litro de água para 2 colheres de sopa do líquido). Mas é importante não utilizar muito estes dois últimos pois eles desgastam a camada especial de proteção que a tela possui para diminuir a aderência da sujeira e gordura. Também podem causar mancha em uso prolongado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário