Medir velocidade da conexão com a internet


Está precisando medir velocidade da conexão com a internet? Nem sempre quando contratamos um serviço de banda larga estamos recebendo o valor prometido no contrato. Mas como saber qual velocidade estou navegando? Abaixo indicaremos alguns dos melhores sites com esta finalidade.

Antes de fazer o teste de velocidade é importante não usar outros softwares ou fazer outras atividades no computador, pois pode modificar os resultados. Se possível meça com o computador conectado à internet pelo cabo de rede ao invés do WiFi. A medição no wifi costuma ter “falhas”, variando muito do valor real.

Medir velocidade da conexão com a internet

O indicado pela Anatel é o velocímetro EAQ, Entidade Aferidora da Qualidade da Banda Larga. Ele cria um histórico de todas suas medições e ainda traz uma média dos resultados dos testes.

Acesse aqui a página oficial do EAQ, depois clique em “Iniciar teste” e aguardar. Ele irá medir e dar o resultado de download, upload, latência, jitter, perda, além do IP e regiões do servidor e do teste.

Medir velocidade da conexão com a internet velocímetro EAQ Anatel
Medir velocidade da conexão com a internet velocímetro EAQ Anatel

Toda vez que medir no EAQ ele irá salvando os dados. Não apague o histórico do navegador, senão seus dados serão apagados! Quem quiser pode fazer download de todos os resultados clicando em “Histórico de resultados” e depois “Baixar CSV”.

A Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) também possui aplicativo para Android na GooglePlay ou para iPhone na AppStore. Os dados das medições também ficam salvos no app.

Outros velocímetros disponíveis

Fast – teste de velocidade criado pelo Netflix. Ao entrar na página ele já começa a medir sozinho, quando terminar clique em “Mostrar mais informações” para verificar outros dados da medição.

Simet – site criado para ajudar a melhorar a internet no Brasil, que vai salvando as medições de acordo com o local para saber como as operadoras estão melhorando os serviços. Os testes são enviados de forma anônima para que seu provedor promova melhorias na rede da sua região. Disponível Android e iPhone.

Copel Telecom – empresa pública do Paraná que disponibiliza um velocímetro em sua página oficial. Parceria com o Speedtest, outro serviço de medição criado pela Ookla em 2006.

Agora você tem várias maneiras de saber a velocidade da sua conexão e poderá reclamar com seu provedor caso esteja chegando muito abaixo do contratado.

Lembrando que, de acordo com a Anatel, a operadora é obrigada a oferecer, no mínimo, 40% (!?) da velocidade contratada (sim, é só isso mesmo).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.