Melhorar conexão modificando MTU da rede


Como melhorar conexão modificando MTU da rede? O MTU, Maximum Transmission Unit (Unidade Máxima de Transmissão), se refere ao tamanho do maior pacote que uma camada de um protocolo de comunicação pode transmitir. Cada tecnologia de rede tem um tamanho padrão de MTU, no caso da Ethernet o padrão é 1500. Se o limite de MTU estiver muito alto ocorre fragmentação de pacotes e perdas de pacotes na conexão, causando problema em sua navegação, ou seja, a internet fica uma porcaria.

Neste post explicaremos como você pode modificar o MTU para melhorar um pouco sua conexão, primeiro testando se o limite de MTU está enviando pacotes fragmentados e depois como encontrar o melhor valor para isso não ocorrer.

Melhorar conexão modificando MTU da rede

Verificando MTU atual

Comece abrindo o prompt de comando como administrador. Para isso clique no botão iniciar (1), digite prompt na busca (2), clique com o botão direito do mouse em “Prompt de Comando” (3). Selecione “Executar como administrador” (4).

Abrir Prompt de Comando como administrador Windows

Digite o comando abaixo e aperte Enter no teclado:

netsh interface ipv4 show subinterfaces

Vai abrir uma lista com todos adaptadores de rede instalados no computador. O valor MTU padrão deles aparece do lado esquerdo.

Melhorar conexão modificando MTU da rede

Não feche o prompt de comando! Como falado anteriormente, o padrão das conexões PPP é 1500, isso quer dizer que o MTU é 1472 e 28 bytes são reservados para comunicação com o roteador (1472 + 28 = 1500).

Testanto se valor do MTU está alto

Para saber se esse valor está alto demais para sua conexão é preciso fazer o teste de ping com o valor 1472, que é o MTU que está sendo usado. Para isso digite o comando abaixo do prompt de comando e aperte Enter no teclado:

ping google.com.br -f -l 1472

O “-f” é para realizar o teste obrigando o roteador a não fragmentar o pacote e o “-l” envia o tamanho do pacote, no caso aqui 1472.

Melhorar conexão modificando MTU

Se não houver pacotes perdidos você pode deixar os 1500. Mas se aparecer algum pacote perdido como acima, você não deve deixar o MTU em 1500. Está ocorrendo fragmentação de pacotes e a conexão fica prejudicada.

Repita o teste diminuido 10 do valor do MTU a cada ping, até todos os pacotes serem enviados com sucesso e não ocorrer mais perda. Abaixo o teste foi feito com MTU 1462:

ping google.com.br -f -l 1462

Com este valor não houve perda de pacotes. Então posso colocar o MTU como 1490, que são os 1462 + 28 reservados para roteador.

Melhorar conexão modificando MTU 3
Como melhorar conexão modificando MTU

Como no meu caso deu 1462, posso continuar testando com valores 1463, 1464, 1465 e assim por diante, até chegar ao valor que dá o erro de pacotes perdidos. Faça o mesmo com o valor que você descobrir, lembrando que não pode ser maior que 1472. No final não esqueça de somar os 28 que ficam reservados para o roteador.

Erro que pode ocorrer no ping

Algumas vezes pode aparecer “Esgotado o tempo limite do pedido”, isso quer dizer que não houve resposta ao ping no período de tempo padrão de 1 segundo. Este erro pode ser causado por bloqueio de firewall, pelo roteador estar desligado, se o site usado para o ping estiver fora do ar ou se sua conexão estiver com problemas externos. Tente o ping com outro site ao invés do google.com.br, se continuar dando o erro entre em contato com seu provedor.

Modificando MTU do roteador

Tenha atenção ao fazer o processo pois se modificar alguma coisa errada podem acontecer problemas com a conexão. Não nos responsabilizamos por problemas que possam ocorrer. Tenha certeza que é isso que quer fazer!

Você pode modificar o MTU direto na página web de configuração do roteador. Basta digitar o IP do roteador na barra de endereços do navegador e apertar Enter no teclado. Digite login e senha do roteador para entrar (estas informações vêm escritas no manual). Se não souber login e senha do seu roteador veja nosso post sobre como acessar roteador se não souber senha.

Modificando MTU do roteador

No Linksys o MTU aparece dentro de configurações básicas.

Melhorar conexão modificando MTU roteador

Essa opção irá mudar de acordo com roteador, procure com calma nas configurações do seu. Normalmente fica dentro de WAN próximo ao local onde coloca nome de usuário e senha do provedor da internet.

Modificando MTU no Windows (quando não tem no roteador)

Só faça esta etapa no Windows se seu roteador não tiver opção de modificação de MTU nas configurações. Se já tiver modificado no roteador não tem necessidade de fazer as etapas abaixo.

Para modificar o MTU no Windows abra novamente o Prompt de Comando como administrador e digite o comando abaixo substituindo “Conexão de Rede Sem Fio” pelo nome da sua rede (você pode ver digitando o primeiro comando explicado no post) e substituindo 1490 pelo seu valor de MTU.

netsh interface ipv4 set subinterface “Conexão de Rede Sem Fio” mtu=1490 store=persistent

Ao apertar Enter no teclado aparecerá somente um “Ok” embaixo.

Melhorar conexão modificando MTU no Windows
Melhorar conexão modificando MTU da rede

Se for conexão com fio o comando muda um pouco:

netsh interface ipv4 set subinterface “Conexão Local” mtu=1490 store=persistent

Reinicie o computador depois de fazer as mudanças.

1 comentário em “Melhorar conexão modificando MTU da rede”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.