Melhores dicas que ajudam os alunos a tornar seus estudos mais fáceis

Os estudos e os grandes trabalhos de final de semestre estão entre os aspectos mais desafiadores da experiência universitária. Há muito o que aprender, manter a organização e lembrar ao chegar à final. Seguir dicas de estudo eficazes pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar sua média de notas. 


Nem todas as técnicas de estudo funcionam para todos os alunos, então experimente algumas dessas importantes dicas de estudo para descobrir quais funcionam melhor para você. Isso sem contar dicas mais óbvias que poupamos aqui, como manter-se hidratado e consumir alimentos corretos para estar disposto.

Melhores dicas que ajudam os alunos a tornar seus estudos mais fáceis

1. Aproveite ao máximo o tempo de aula

Participe de todas as sessões de aula, preste muita atenção às palestras e tome notas de uma forma que faça sentido para você. O objetivo é poder entender suas anotações quando você as revisar mais tarde. Ainda assim, a compra de trabalhos acadêmicos é sempre uma opção.

2. Troque de assunto

Demorar muito tempo em um assunto pode fazer você perder sua concentração. Uma das mais importantes dicas de estudo para os exames universitários é mudar de assunto a cada 30 minutos ou mais para evitar a fadiga do aprendizado. Revisite tópicos desafiadores uma vez que você tenha dado uma pausa ao seu cérebro. 

3. Leia e reveja – A cada 30 minutos e com frequência 

De acordo com um princípio básico, nós esquecemos 70% do que aprendemos em 24 horas. Revisar novas idéias um dia após a aula ajudará a aumentar a retenção e a compreensão – assim, reservar tempo a cada noite para uma rápida revisão. Divida os capítulos em seções e reveja o material no final de cada uma antes de seguir em frente. Faça anotações resumindo os aspectos críticos da leitura para que você possa revisá-los facilmente sem ter que reler capítulos inteiros. Marque as seções difíceis para revisar mais tarde.

4. Fique Organizado

A programação de reuniões de classe, trabalhos de casa, tarefas, projetos e sessões de estudo é crucial para se manter organizado. Use um planejador para acompanhar os prazos, datas e horários para que você não se esqueça de nada importante. Verifique seu programa de aula para datas-chave e planeje o tempo para um horário de estudo que funcione para você. 

5. Visualize o Material

Concentre-se nas partes mais importantes de suas notas de classe, condensando o material e sublinhando ou destacando palavras e conceitos-chave. Não é fã das notas escritas tradicionais? Tente reformatá-las em gráficos, diagramas, mapas mentais ou esboços para criar visuais que possam ajudá-lo a dar sentido a conceitos complexos. 

6. Encontre um Tutor ou assessor

Os tutores estão disponíveis na maioria dos campi universitários e são tipicamente estudantes especializados ou que se destacam em um determinado tópico. Se você é um estudante de uma universidade, fale com seu Conselheiro de Serviços ao Estudante sobre serviços especiais de apoio acadêmico para estudantes internacionais. 

7. Foco na compreensão

Memorizar significa encontrar maneiras de lembrar e repetir fatos. Compreender vai um pouco mais fundo e significa que você pode aplicar novos conhecimentos a vários cenários e saber como eles se relacionam com outros conceitos. Os exames universitários frequentemente testam a compreensão, não apenas a memorização. Mantenha a concentração, sempre!

8. Participe da aula de Revisão

Se seu professor ou professor assistente estiver oferecendo uma sessão de revisão pré-teste antes da semana da final, certifique-se de comparecer. É aqui que você pode aprender informações importantes sobre o formato do exame e o que pode ser abordado nas perguntas, assim como tópicos-chave para focar seus estudos.

9. Mantenha o foco

Manter sua mente no caminho certo pode ser tão simples quanto fazer uma pausa de seu telefone e de seus amigos. Coloque algumas músicas instrumentais ou fones de ouvido com cancelamento de ruído e coloque seu celular no modo avião para ajudá-lo a se concentrar em seus estudos.

10. Faça pausas

Dê a seu cérebro e corpo uma chance de refrescar para que você possa se aproximar do material com energia e foco. Segundo especialistas, a cada 30 minutos que você estudar, faça uma pequena pausa de 10-15 minutos para recarregar. Sessões curtas de estudo são mais eficazes e ajudam você a aproveitar ao máximo o seu tempo de estudo”. Portanto, levante-se, estique suas pernas e tome um pouco de ar fresco antes de voltar aos livros. 

DICA: O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode lhe dar mais energia e melhor compreensão. Uma sessão de yoga ou alongamento pode ajudar na concentração e no foco.

11. Cuide bem de si mesmo

Encher-se de junkie food para economizar tempo não é a estratégia mais inteligente para estudar. Em vez disso, mantenha uma dieta equilibrada de “alimentos inteligentes” como frutas e vegetais frescos, balanceados com proteínas e gorduras saudáveis para alimentar sua mente. O mesmo vale para o sono: Planeje ter uma boa noite de descanso na noite anterior ao exame. 

12. Vá no seu ritmo

A concentração em todos os seus estudos durante a semana da final pode levar ao esgotamento e à ansiedade. Dividir o material em tópicos e revisar em etapas para absorver completamente a informação em compreensão real (ver dica 11). Na noite anterior, escreva algumas idéias-chave para analisar antes do exame. 

13. Adote a abordagem correta

Os diferentes tipos de exames universitários exigem diferentes abordagens de estudo. Múltipla escolha significa focar em definições e conceitos. Os testes de ensaio exigem que você exiba uma compreensão conceitual do material. Pergunte a seu professor sobre o formato do exame para que você saiba como se preparar.

14. Aprenda ensinando aos outros

Explicar conceitos a um colega de classe é uma ótima maneira de garantir que você realmente compreenda o material por si mesmo – e de ajudá-los a aprender também. Quando você encontra novas maneiras de explicar um conceito, você está dominando a informação, processando-a para outros.

15. Divirta-se com as palavras

Não importa o quão tolo seja, este método pode ajudá-lo a lembrar conceitos importantes para seus exames. Compartilhe seus acrônimos e rimas úteis com seu grupo de estudo para dar a outros estudantes técnicas de estudo interessantes e inesperadas. 

16. Teste seus conhecimentos

Uma vez que você conheça o formato, tente criar um exame prático baseado no que você acha que o teste pode cobrir. Isto o ajudará a compreender o material em um nível mais profundo, e orientará o que você deve estudar. Você pode então usar seu exame de prática para fazer um teste para você e seu grupo de estudo. 

17. Recompense-se

Bons hábitos de estudo são um trabalho duro! Trate-se de pausas e pequenas recompensas para mantê-lo em atividade. Lanches saudáveis, boas caminhadas lá fora, ou mesmo um episódio de seu programa de TV favorito, são boas maneiras de mantê-lo motivado. 

Conhecer suas próprias estratégias de estudo eficazes é a chave para o sucesso em sua carreira universitária, e também ajudará com projetos de carreira e apresentações após a formatura. Encontrar as dicas de estudo que funcionam melhor para você economizará seu tempo e energia e lhe renderá os melhores resultados.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.