Misturar produtos de limpeza pode causar intoxicação


Muitas pessoas não sabem, mas misturar produtos de limpeza pode causar intoxicação grave, que se não causar morte, pode causar problemas respiratórios e irritação séria na pele, olhos e vias aéreas. Neste post falaremos um pouco sobre esses produtos, para que você possa estar prevenido e não correr nenhum risco.

Misturar água sanitária e vinagre pode causar intoxicação

A mistura de água sanitária com vinagre ou qualquer outro produto ácido pode produzir gás cloro, um gás tóxico que mesmo em pequenas quantidades pode causar tosse, problemas respiratórios, olhos lacrimejantes, queimaduras nas vias aéreas, pulmão e olhos.

Água sanitária e amônia libera gás cloramina

A mistura de água sanitária e amônia é parecido com o vinagre, também uma combinação muito perigosa pois libera o gás irritante cloramina. Se você estiver limpando algum local onde não tem muita circulação de ar, poderá causar irritação nos olhos, dificuldades para respirar, dor no peito, queimaduras na garganta e náusea. Em casos graves pode levar ao óbito. 

Misturar produtos de limpeza pode causar intoxicação
Misturar produtos de limpeza pode causar intoxicação

Um produto que contém amônia e muitas pessoas não sabem é o limpa vidro. Alguns detergentes para limpeza pesada e outros produtos comuns no uso do dia a dia. Por isso é perigoso sair misturando qualquer produto, pois você não sabe o que tem em sua composição.

Água sanitária e álcool pode causar intoxicação

Ao misturar água sanitária e álcool (70 a 99%) pode formar clorofórmio e cloro-acetona. O primeiro é um gás que pode deixar as pessoas inconscientes e acredita-se que ele possa causar câncer. Já o segundo, a cloro-acetona é o gás lacrimogêneo, usado pela polícia para dispersar protestos e manifestações.

Água oxigenada e vinagre

Ao misturar o vinagre que é ácido acético com peróxido de hidrogênio forma um produto químico chamado ácido peracético. Ele é tóxico e corrosivo, pode danificar o local em que foi aplicado, quebrando ou ranchando o local.

Água sanitária e desinfetante

A mistura de água sanitária com desinfetantes, principalmente os para limpeza de vaso sanitário, pode ser bastante perigoso pois eles possuem ingredientes diferentes em sua composição. Os desinfetantes podem conter álcool ou até ácidos em sua composição, esses dois produtos químicos reagem com a água sanitária liberando gases tóxicos.

Conclusão sobre misturar produtos de limpeza

Dependendo da sujeira que precisamos limpar, pode parecer tentador misturar vários produtos para criar um produto mais potente e tentar limpar mais rápido. Mas esse é um erro grave que as pessoas devem evitar a todo custo.

É muito importante ter cuidado principalmente com a água sanitária, pois o hipoclorito de sódio reage com os mais variados produtos químicos. Por isso é uma péssima idéia misturar a água sanitária com qualquer outro produto de limpeza. Misture apenas com água para diluir.

Caso tenha misturado sem querer, coloque luvas e máscara, passe pano com água e abra bem as janelas e portas da casa, para o cômodo ventilar. Fique longe do cômodo até que todo o gás tóxico tenha saído. Se sentir dor no peito, dificuldade para respirar, procure imediatamente o médico.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.