Como monitorar e salvar tweets em planilhas


Como monitorar e salvar tweets em planilhas? Está querendo rastrear alguma hashtag no Twitter ou quer salvar os tweets de algum usuário específico? O complemento Twitter Archive para Planilhas Google permite exatamente isso. Ele rastreia a rede social de hora em hora em busca dos tweets que corresponderem ao critério selecionado, e adiciona automaticamente em planilhas do Google.

É uma opção perfeita para aqueles que precisam monitorar hashtags ou palavras específica na rede social. Além de monitorar hashtags e tweets de usuário específico, você também pode rastrear frases em idiomas diferentes, rastrear troca de tweets entre duas contas específicas ou rastrear tweets enviados de um local específico.

Como monitorar e salvar tweets em planilhas

Update! A extensão foi modificada, o passo a passo é o mesmo, mas agora a versão grátis permite monitorar apenas um termo. Quem quiser monitorar vários termos tem que pagar 30 dólares por ano.

Comece instalando a extensão Twitter Archive para Planilhas Google. Na página que abrir clique no botão azul “Gratuito”.

Como monitorar e salvar tweets em planilhas
Monitorar e salvar tweets em planilhas com Twitter Archiver

Vai abrir sua página da Planilha Google, explicando que o complemento precisa de sua permissão, clique em “Continuar”. Vai abrir a janela de permissão do Google mostrando o que o complemento precisa acessar para poder realizar o serviço. Clique em “Permitir”.

Pronto, a extensão está instalada no seu Planilhas Google.

Criando regras para salvar tweets em planilhas

Agora volte para suas Planilhas Google, clique em “Complementos”, entre em “Twitter Archiver” e clique em “Create Search Rules” (Criar regras de busca).

Criar regra para monitorar e salvar tweets em planilhas Twitter Archive
Criar regra para monitorar e salvar tweets em planilhas Twitter Archive

Na janela de regras você poderá criar os critérios que quiser de acordo com os campos:

  1. Todas estas palavras
  2. Qualquer uma das seguintes palavras
  3. Esta frase exata
  4. Nenhuma destas palavras
  5. Estas #hashtags
  6. Escritas em “Idioma”
  7. Próximas deste local
  8. Regras avançadas
  9. Publicados para estas contas
  10. Publicados por estas contas
  11. Contas mencionadas

Quando terminar de criar clique no botão azul “Create Search Rule”.

monitorar e salvar tweets em planilhas 9
Monitorar e salvar tweets em planilhas do Google

Após clicar no botão ele irá buscar pelos tweets de acordo com o que você escolheu (UPDATE – infelizmente na versão grátis ele coleta os últimos 100 tweets que apareceram na última hora). Aguarde, dependendo da regra que você criou pode demorar um pouquinho. A quantidade de tweets salvos vão aparecendo em uma janelinha na parte debaixo da tela.

monitorar e salvar tweets em planilhas 10

Quando terminar aparecerá a mensagem falando que está tudo pronto e que ele irá fazer as buscas de 1 em 1 hora. Também vai aparecer as informações sobre a edição premium (paga), que é 4 vezes mais rápida e faz buscas de 15 em 15 minutos, além de dar direito ao suporte de 60 dias. Caso queira continuar com a versão gratuita é só clicar em “No, maybe later”.

monitorar e salvar tweets em planilhas 11

Todos os tweets coletados aparecerão com informações como data e horário em que foram enviados, nome de usuário, nome real, ID do tweet, aplicativo usado para enviá-lo, quantos retweets e favoritos tiveram e muito mais.

monitorar e salvar tweets em planilhas 12
Como monitorar e salvar tweets em planilhas

É um complemento muito interessante que traz várias informações úteis para quem precisa monitorar a rede social.

Apagando regras do Twitter Archiver

Para apagar regras criadas é bem simples, basta clicar novamente em “Complementos”, depois em “Twitter Archiver” e selecionar “Manage Twitter Searches”.

monitorar e salvar tweets em planilhas 13

No campo (1) selecione a regra que quer excluir e depois clique em “Delete Rule”.

monitorar e salvar tweets em planilhas 14

A regra será excluída e ele não irá mais salvar tweets relacionados a ela.

Apagando o Twitter Archiver e desautorizando no Twitter

Caso decida não usar mais o complemento, é muito fácil removê-lo de sua conta no Planilhas Google. Clique novamente em “Complementos” e depois em “Gerenciar complementos…”. Clique em “Gerenciar” do lado direito do complemento que quer apagar, no caso aqui Twitter Archiver, e clique em “Remover”.

Pronto, o complemento será removido da sua conta.

Lembre-se também de acessar os aplicativos do Twitter e remover o “Twitter for Google Apps” da sua conta. Basta entrar em https://twitter.com/settings/applications e clicar em “Revogar” do lado direito dele.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.