Techie

Programas para Monitorar Temperatura do Computador

O calor é horrível para computadores, quanto mais ventilação tiver em um computador melhor. Quando o PC fica muito quente o sistema pode ficar instável e até desligar sozinho, e em alguns casos, pode até danificar um componente do computador. Mas como saber se seu computador está superaquecendo? É possível verificar a temperatura na BIOS mas nem todo mundo sabe mexer nela, por isso existem programas para monitorar temperatura do computador que lêem os sensores dentro do computador e mostram a temperatura que eles estão indicando.


É bom lembrar que as CPUs e placas gráficas possuem diferentes faixas de temperatura ideal, por isso o melhor é verificar a documentação do seu computador para saber corretamente qual a faixa de temperatura que ele pode suportar sem ocorrerem problemas.

Programas para Monitorar Temperatura do Computador

– Speccy (Piriform)

Programa dos mesmos criadores do CCleaner, o Speccy é um programinha leve que mostra as temperaturas da placa mãe, CPU, placas gráficas e HDs. Além disso traz diversas outras informações sobre o sistema. Cheque sempre a temperatura da CPU e placa gráfica, elas que aquecem primeiro quando o computador está sendo sobrecarregado. A temperatura do HD e outros componentes não aquecerão tanto quanto elas.

Na foto abaixo um exemplo mostrando as temperaturas do computador medidas pelo Speccy:

Monitorar Temperatura do Computador 1

Lembre-se de forçar o computador jogando algum jogo para medir a temperatura logo em seguida e saber se está aquecendo ou não.

Para Windows XP/Vista/7/8, tamanho 4.89MB.

Download do Speccy em:

http://www.piriform.com/speccy

– SpeedFan

Este programa monitora a voltagem, velocidade do cooler e temperatura do computador. Apesar de ter uma interface limpa, as informações ficam um pouco escondidas, não sendo fácil de usar para quem é leigo. Se você não entende muito de computador, prefira o Speccy ou HWMonitor.

Programas para Monitorar Temperatura do Computador 2

Ele também cria um ícone na barra de tarefas do Windows para facilitar a visualização das informações.

Para Windows NT/98/Me/2000/XP/2003/Vista/Server 2008/7/8, tamanho 2.04MB.

Download do SpeedFan acesse:

http://www.almico.com/speedfan.php

– HWMonitor

Programa que monitora o PC lendo os sensores de temperatura, voltagem e velocidade do cooler. Traz mais informações sobre as temperaturas do que o Speccy, e é mais fácil de usar do que o SpeedFan. Basta instalar e abrir que ele já mostra todos esses detalhes sobre seu computador.

Monitorar Temperatura do Computador 3

Para Windows 2000/XP/Vista/7, tamanho 1.34MB.

Download do HWMonitor acesse (quando for instalar tome cuidado para não instalar a barra de ferramentas Ask, é preciso desmarcar a opção para não instalar):

http://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html

O superaquecimento pode ser causado por sujeira, cooler quebrado, bloqueio na saída de ar do computador etc. Por isso é sempre bom limpar a saída de ar, se possível limpar o cooler, nunca obstruir as saídas de ar principalmente nos notebooks (que as pessoas adoram ficar usando no colo tampando as saídas). Se verificar que o computador está superaquecendo, o melhor a fazer é levar na assistência técnica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!