Nos manter ou nos mantermos, qual o correto?

Nos manter ou nos mantermos, qual o correto? Devo falar “nos manter na linha” ou nos “mantermos na linha”? É errado falar mantermos ou existe esta palavra? As concordâncias da língua portuguesa não são para amadores. Neste post trazemos algumas dicas para você saber se deve utilizar “nos manter” ou “nos mantermos” em suas frases.


Nos manter ou nos mantermos, qual o correto?

Neste caso as duas formas de utilizar o verbo manter estão corretas. Tudo vai depender se ele está acompanhado de um verbo auxiliar ou não. Verbos auxiliares são os verbos que auxiliam o verbo principal.

Alguns exemplos de verbos auxiliares são ser, haver, estar e ter (verbos auxiliares de tempo). Existem ainda os verbos auxiliares modais, que indicam intenção, possibilidade, que são: poder, dever, precisar, querer, conseguir, pretender, entre outros.

Portanto, se o MANTER estiver acompanhado por um verbo auxiliar modal, ele não será flexionado, permanecendo no infinitivo (em seu estado natural, terminado em ER). É errada a frase “Devemos nos mantermos na linha?” (ERRADO).

Exemplos corretos de uso do “nos manter” com os verbos auxiliares sublinhados:

Devemos nos manter na linha?
Precisamos nos manter informados.
Conseguimos nos manter focados.
Pretendemos nos manter sãos nestes tempos caóticos.

Nos manter ou nos mantermos, qual o correto?
Nos manter ou nos mantermos, qual o correto?

Mas existem frases em que você poderá utilizar o verbo manter na terceira pessoa do plural do infinitivo pessoal, o “nos mantermos”:

  • “Aprendemos nesta eleição a experiência de nos mantermos firmes nos princípios.”
  • “O importante é nos mantermos unidos!”
  • “Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos.”
  • “Vencer o clássico é essencial para nos mantermos vivos.”
  • “O que é importante para nos mantermos abaixo dos 2°C.”

Nenhuma das frases acima o manter é acompanhado pelo verbo auxiliar. Portanto, a maneira mais simples de saber quando utilizar o “nos mantermos” é verificando o verbo auxiliar.

Aproveite para conferir como escreve “Há anos atrás ou a anos atrás“, “Cidadãos ou cidadões“, “A maneira de ou à maneira de, a moda de ou à moda de“.



0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.