Saúde e Beleza

O que é a enxaqueca?


Você sabe o que é a enxaqueca? O que fazer quando está com enxaqueca? Enxaqueca tem cura? Enxaqueca é dor de cabeça? Tem algum alimento que causa enxaqueca? Como saber que a enxaqueca está chegando? Tentaremos responder aqui algumas destas perguntas feitas por quem sofre desta maldita dor de cabeça que muitas vezes não melhora rapidamente e a pessoa precisa aprender a conviver com ela a vida inteira.

O que é a enxaqueca?

A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro. E esse desequilíbrio pode vir de vários fatores, externos (comidas, bebidas) ou genéticos.

Existem casos que a pessoa tem muita dor de cabeça e outros em que a pessoa simplesmente não tem dor. Mas a maioria das pessoas que têm enxaqueca têm muita dor.

O que é a enxaqueca?

O que é a enxaqueca?

A dor de cabeça pode variar de pessoa para pessoa?

Pode sim, a dor de cabeça na enxaqueca pode ser latejante (a cabeça parece que está pulsando) ou então como se a cabeça estivesse explodindo.

A dor pode ser na cabeça, nos dentes, na nuca, no rosto. E por isso ela pode ser confundida com outras doenças, como dor de dente dor exemplo.

Tem como saber se a enxaqueca está chegando?

Algumas pessoas sentem que vão ter uma crise de enxaqueca, alguns dos sintomas são:

  • Desconforto na cabeça
  • Diarréia
  • Desejo exagerada por algum tipo de alimento ou aversão total
  • Bocejos frequentes
  • Irritabilidade
  • Perda da capacidade de concentração ou raciocínio
  • Desconforto abdominal
  • Palidez (muito frequente em crianças)

Nem todas as pessoas têm esses sintomas.

Quanto tempo dura uma crise de enxaqueca?

A enxaqueca varia de pessoa para pessoa, mas pode durar de 3 horas a 3 dias seguidos de dor.

Existe diferença entre enxaqueca e dor de cabeça?

A enxaqueca causa dor de cabeça, mas existem várias outras causas para dor de cabeça como: aneurisma, sinusite, gripe, tumor no cérebro, pressão alta etc.

Se essas outras doenças forem curadas, a dor de cabeça some, já na enxaqueca não, pois a dor de cabeça é a doença que precisa ser curada.

A enxaqueca é mais comum em mulheres ou em homens?

A enxaqueca é mais comum entre as mulheres, a proporção é 3 a 4 mulheres para 1 homem que tem enxaqueca. Isso acontece por causa dos distúrbios hormonais que é muito comum entre as mulheres, e favorece o aparecimento da enxaqueca.

O chocolate faz mal para enxaqueca?

É aconselhável, às pessoas que têm enxaqueca, que evitem comer chocolate. O chocolate tem cafeína e uma substância do tipo amina, a feniletilamina, que age sobre os vasos sanguíneos e pode desencadear uma crise de enxaqueca.

O mesmo acontece com o vinho, ele também possui substâncias que podem desencadear um crises de enxaqueca. Mas isso não se aplica a todas as pessoas, em algumas pode desencadear a enxaqueca, em outras não.

Existe algum remédio exclusivo para enxaqueca?

Infelizmente ainda não, e o tratamento varia muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas conseguem curar fazendo tratamento caseiro para enxaqueca. Mas o ideal é procurar seu médico e ver com ele qual o melhor tratamento para o seu tipo de enxaqueca.

Existem tratamentos com remédios, com acupuntura, relacionados com a alimentação. Mas como eu disse, o seu tratamento pode ser diferente de outra pessoa que tenha a doença.

E nunca tome remédios sem falar com seu médico!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!