O que é conteúdo evergreen
Se você já estuda há algum tempo sobre como melhorar o posicionamento do seu site e atrair mais tráfego para o seu projeto, com certeza já deu de cara com este termo por aí: conteúdo evergreen.
Apesar de ser uma expressão que possa parecer estranha, você não precisa se preocupar, pois conteúdo evergreen nada mais é do que aquele conteúdo sem “data de validade”, ou seja, ele sempre será relevante.
Para exemplificar melhor, observe os dois títulos abaixo:
“Os melhores Ovos de Páscoa de 2024”
“Como fazer um Ovo de Páscoa com recheio trufado”
Como deu para perceber, ambos os títulos se referem a conteúdo para a Páscoa. Só que o primeiro deles é voltado apenas para a Páscoa de 2024, já que se refere aos melhores ovos lançados durante aquele ano. Já o segundo título é sobre um conteúdo que poderá ser utilizado todos os anos.
Por que produzir conteúdo evergreen é importante para o sucesso de projetos online
Para que um projeto, seja blog ou site, seja bem sucedido na internet é necessário que ele receba tráfego. Seja sua forma de monetização, a venda de produtos, o Google AdSense ou outros programas de afiliados, sem tráfego, você não consegue lucro.
Conteúdos produzidos apenas para épocas específicas do ano podem atrair visitação de uma maneira rápida, mas não constante. Por isso, vale muito mais a pena investir em um conteúdo que sempre vai atrair novos visitantes para o seu blog. O conteúdo atemporal.
Quem trabalha, por exemplo, com blogs de notícias, precisa atualizar o conteúdo diariamente, várias vezes por dia, caso contrário, não terá tráfego naquele dia, nem nos dias seguintes. É um modelo de negócio que suga demais a sua energia. A curto prazo, esta pode ser uma boa estratégia e até trazer dinheiro rápido. Mas é muito difícil sustentá-la por um longo período de tempo.
O conteúdo evergreen ainda traz outras séries de benefícios para o seu projeto tais como:
- Aumenta a sua chance de ganhar links de outros sites, uma vez que um conteúdo relevante e bem produzido também pode complementar outros conteúdos, ainda mais sem data de validade definida;
- Aumenta a sua autoridade, pois, quanto mais você demonstra conhecimento sobre determinado assunto, mais confiança o público terá no seu conteúdo e também poderá recomendá-lo mais vezes. O bom conteúdo ficará sempre associado com a sua marca;
- Pode conseguir mais visitantes orgânicos, que são valiosíssimos e podem se tornar potenciais leads para serem trabalhados no futuro;
- Faz com que você receba visitantes constantemente, sem depender de sazonalidades. E estas visitas ainda tendem a aumentar com o tempo.
Como ter ideias para a criação de conteúdo evergreen?
É muito simples criar este tipo de conteúdo. Você pode usar uma planilha ou caderno para se organizar. Depois, basta criar suas ideias de posts para produzir o material no futuro.
Feito isso, pense no que pode produzir:
- Posts conceituais: Criar conteúdo que definem termos populares, tais como “como criar um blog”, “o que é o WordPress e para que serve”
- Listas: Posts com listas, quando bem feitos, tendem a receber um bom tráfego;
- Perguntas e respostas;
- Curiosidades;
- Comparativos. Mas aqui vale uma ressalva. Não estamos falando de comparativos entre os dois últimos celulares top de linha lançados no mercado. Afinal, isto muda o tempo todo.
Concluindo…
Pelo que mostramos neste post, você pode ver o quanto é importante produzir conteúdo atemporal para o seu projeto. Desta forma, você tem o trabalho “apenas uma vez” e pode investir mais o seu tempo na qualidade e divulgação do seu conteúdo.
O conteúdo feito através de “hypes” como já foram chamados um dia, pode até lhe trazer um tráfego alto e rápido. Mas é passageiro. Sem tráfego constante, fica difícil fazer um projeto chegar e manter-se no topo.