Finanças

O que é proventista, cliente proventista e não proventista

Se você está procurando o que é proventista provavelmente encontrou esta palavra em algum documento bancário ou apareceu no seu extrato o escrito Recebimento de Proventos. Os Bancos, principalmente o Banco do Brasil, costuma especificar nos documentos os clientes proventistas, clientes não proventistas, pensionistas etc. Para saber o que é proventista você precisa saber o que são Proventos, saiba mais abaixo.


O que é proventista

Significado de Provento

Provento é a remuneração do funcionário público quando ele se aposenta. A remuneração é o vencimento do cargo efetivo acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas por lei. Estas vantagens pecuniárias/gorjetas não podem ser suprimidas ou reduzidas por lei posterior. Resumindo, é a retribuição pecuniária a que faz jus o aposentado. Por exemplo, quando um funcionário público aposenta ele recebe proventos referentes ao período em que era servidor público.

O que é proventista

O que é proventista e proventos

O Provento também pode ser a remuneração de estagiários em órgão público. No extrato de banco do estagiário pode aparecer o escrito “Recebimento de Proventos”.

Um servidor aposentado que recebe proventos não pode ser remunerado por estágio em órgão público pois ainda está vinculado à Administração Pública, não pode haver acúmulo de proventos e vencimentos.

Cliente proventista e não proventista

Quando o banco fala em cliente proventista ele está falando sobre o servidor público aposentado que recebe proventos. Já os não proventistas são os outros clientes do banco que não são servidores públicos aposentados.

Normalmente os clientes proventistas têm juros menor no cartão de crédito do que os não proventistas.

Vantagens pecuniárias

As vantagens pecuniárias são os acréscimos financeiros concedidos a título definitivo ou transitório, que pode ser pelo tempo de serviço, desempenho de funções especiais, pelas condições anormais em que se realiza o serviço ou em razão de condições pessoais do servidor.

Neste caso podem entrar horas extras, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, adicional noturno, salário-família, diárias para viagem e ajuda de custo.

Pensão

Os Proventos se transformam em Pensão quando os dependentes do servidor público falecido começam a receber os proventos do mesmo.

Proventos de acionistas

Os proventos também podem ser os benefícios distribuídos por uma empresa a seus acionistas. Nestes benefícios podem aparecer dividendos, bonificações, direitos de subscrição, juros sobre capital e outros. Mas no caso dos bancos, quando falam em cliente proventistas são os servidores públicos aposentados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!