Techie

O que fazer antes de formatar o PC

Por conta dos problemas recentes que tive ultimamente (problemas com Windows 10 + Vírus depois de instalar programinhas oportunistas), precisei formatar o PC pelo menos umas três vezes. Felizmente, a tarefa não foi das mais complicadas pois já ganhei bastante experiência no assunto.


Se você passa pelo menos problema e precisa formatar a sua máquina, lembre-se sempre de fazer uma checagem simples. Se algo der errado, todo o trabalho terá sido em vão.

Veja o que fazer antes de formatar o PC

Formatar o PC

Faça backups dos seus arquivos pessoais

O primeiro passo é claro, fazer os backups. Você pode usar programas específicos para isso ou então copiar todos aqueles arquivos que são importantes para você para uma mídia externa (pen drive ou HD externo) ou então para serviços da nuvem como Dropbox, Google Drive, One Drive e afins.

Eu particularmente não uso programas de backup por opção. Eu já deixo cópias de arquivos importantes no HD externo e também na nuvem. Na hora de formatar o PC, apenas copio para um outro dispositivo por precaução. Se você já faz backups regulares dos seus arquivos, esta tarefa será bem simples.

Se você quiser usar um programa para fazer os seus backups, algumas versões gratuitas como o Comodo Backup, Backup Maker ou o PureSync.

Faça cópias dos seus e-mails

Se você não usa versão WEB do seu e-mail ou se faz download de todas elas, não se esqueça de copiar estas mensagens. Alguns programas gerenciadores de mensagens possuem ferramentas para estes backups. Se você for um usuário do Postbox, por exemplo, pode ver aqui como fazer backup das pastas e dos dados do Postbox.

– Veja também como fazer backup dos dados do Google e GMail.

Veja todos os programas que estão instalados no seu computador e faça uma lista

Você vai precisar reinstalar todos os programas que usa após a instalação do sistema operacional. Um site que pode facilitar muito a sua vida nesta hora (a de reinstalar) é o Ninite, que permite que você faça o download e a instalação de vários programas que você usa de uma só vez, sem pegadinhas e afins.

Formatar o PC - Ninite

O Ninite é uma mão na roda na hora de reinstalar os programas básicos do PC.

Se você usa Windows, uma boa maneira de saber tudo que está instalado no seu computador e ir até Painel de Controle > Desinstalar um Programa. Lá você encontra a lista de tudo que você tem no computador.

Lembre-se também que em caso de programas pagos, você precisa ter o serial de todos eles para ativar a instalação. Um programa que pode ajudar a descobrir a chave dos softwares instalados no seu PC é o Product Key Finder.

Guarde suas Fontes!

Se as fontes são importantes para você e não quer ficar baixando uma por uma novamente, copie a pasta Windows > Fonts para um dispositivo externo. Depois da formatação basta instalar as mesmas novamente.

Faça backup dos seus Favoritos

Hoje em dia navegadores como o Chrome ou Firefox salvam automaticamente os seus favoritos, desde que você use uma conta para sincronizar estes dados. Eu não confio 100% na ferramenta, por isso, sempre exporto o arquivo mesmo assim. Procure pelo link “exportar favoritos” no seu navegador.

Verifique se você tem todos os drivers

De nada adianta formatar o PC se você não tem os drivers de vídeo, WiFi, som e outros. Você pode visitar a página do fabricante do seu computador (se for um notebook) e fazer o download de todos estes arquivos e salvar em um pen drive. Se estiver usando um computador “montado”, deverá ver o site do fabricante de cada componente para buscar por estes drivers. Ainda existe a opção de usar um programa que faz backup de todos os drivers instalados no computador, como o DriverMax ou o SlimDrivers.

Tenha em mãos o sistema operacional que deverá ser reinstalado

Se você não vai usar a partição de recuperação da sua máquina para fazer a formatação, não se esqueça de ter em mãos o sistema operacional para reinstalar após a formatação do PC. Aqui no site nós já ensinamos como fazer um pendrive bootável do Windows 7 (o procedimento é o mesmo para Windows 8 ou 8.1) e como fazer um pendrive bootável do Windows 10.

Depois de verificar todos estes passos, já dá para formatar o PC sem problemas. Boa sorte!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários