O que fazer quando programa parar de responder no Windows


O que fazer quando programa parar de responder no Windows? Estava usando algum programa e ele travou aparecendo o aviso que parou de responder? Isso pode ocorrer devido a conflitos entre o programa e o hardware do computador, ou falta de recursos do sistema ou bugs no software. A seguir trazemos algumas dicas de coisas que você pode fazer para tentar corrigir o problema, faça as etapas em sequência.

Finalizar tarefa quando programa parar de responder no Windows

Comece finalizando o programa dentro do Gerenciador de Tarefas do Windows. Abra o Gerenciador apertando no teclado Ctrl+Alt+Del e depois “Gerenciador de Tarefas”.

Atenção! Sempre que você finalizar um programa pelo Gerenciador de Tarefas quando ele parar de responder, você perde o que estava fazendo, os dados não são salvos.

Clique em cima do programa dentro do Gerenciador de Tarefas para selecioná-lo e clique em “Finalizar tarefa”.

Finalizar tarefas pelo Gerenciador de Tarefas do Windows

Depois que ele desaparecer da lista do Gerenciador de Tarefas, tente abrí-lo novamente para ver se irá travar. Se continuar travando tente a dica seguinte.

Reiniciar o computador quando programa travar

Se o programa continua travando ao abrir, reinicie o computador. Às vezes ele está com algum conflito com outro software que ao iniciar resolve o problema.

Quando o computador reiniciar tente abrir o programa novamente. Caso volte a travar tente a dica seguinte.

Verificar atualização quando programa parar de responder

Se o programa continuar a parar de responder e travar mesmo depois de reiniciar, será preciso verificar se o programa precisa ser atualizado.

Normalmente você encontra essa informação no site oficial do programa. Procure pelo site no Google e veja se o desenvolvedor não lançou alguma correção para seu programa.

Desinstalar e instalar o programa

Caso não tenha atualização para seu programa, desinstale-o e instale novamente. Faça download do programa no site oficial do desenvolvedor.

Primeiro desinstale-o abrindo as configurações e entrando em “Aplicativos”. Dentro de “Aplicativos e recursos” procure pelo programa do lado direito da janela. Clique nele e depois “Desinstalar”.

desinstalar Epic launcher Windows

Depois que desinstalar reinicie o computador. Instale o programa novamente e verifique se o problema foi corrigido.

Vários programas travando

Se no seu caso tiverem vários programas travando e parando de responder, pode não ser culpa dos programas, mas sim de algum problema com o Windows ou o hardware do computador.

Primeiro verifique se o computador está com vírus ou malware instalado, eles podem causar problemas deste tipo no computador. Caso não tenha antivírus existem alguns gratuitos como Kaspersky Fre, AVG, Avast e Bitdefender. No caso de malware um dos melhores programas atuais é o Malwarebytes.

Depois que escanear e remover qualquer vírus ou malware, reinicie o computador e verifique se os programas voltaram ao normal.

Se nem assim voltar ao normal, pode ser necessário restaurar o computador Windows para configurações de fábrica. Lembrando que esta opção irá apagar tudo e colocar o computador como estava quando você comprou, portanto faça backup dos seus arquivos.

O que fazer quando programa parar de responder no Windows, restaurar o PC

A opção fica dentro das configurações do Windows, clicando no botão iniciar e depois no ícone da engrenagem. Entre em “Atualização e segurança” e no menu da esquerda clique em “Recuperação”. Do lado direito dentro de “Recuperação” clique em “Começar agora” e siga as informações na tela.

Se nenhuma das dicas der certo, tente contato com o desenvolvedor do programa, pode ser que ele nem esteja sabendo da falha que está ocorrendo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.